PlayStation (Brazil)

Quem insistir vai encontrar um tesouro no meio da lama

-

Ese Euro Truck Simulator não tivesse aquela sensação zen de dirigir tranquilam­ente por horas? E se Death Stranding não tivesse história nem inimigos? Certamente, perderiam quase tudo que torna ambos agradáveis e especiais. Esse talvez seja o jeito mais fácil de definir SnowRunner: ele é uma versão hardcore, menos divertida e menos variada dos jogos já citados, baseado em fazer entregas e pilotar caminhões. Mesmo assim, do jeitinho dele, acaba funcionand­o bem.

SnowRunner é a sequência de MudRunner (que por sua vez era uma versão levemente diferente de Spintires: MudRunner, jogo de PC que acabou tendo divergênci­as legais entre dois estúdios que se separaram), lançado em 2017 para PS4. Os dois são parecidos. Você precisa escolher trabalhos e fazer entregas de um ponto a outro dos mapas, porém o terreno é completame­nte acidentado. Asfalto é uma raridade para deixá-lo feliz de vez em quando, mas logo vem um lamaçal tremendo que, no mínimo, vai fazer seu caminhão ou picape perder velocidade. Geralmente o veículo vai ficar atolado e parar, a não ser que você tenha e use certas ajudas como tração nas quatro rodas, trava de diferencia­l e um guincho para amarrar na árvore mais próxima. Como dá para imaginar, a novidade principal nos cenários é a presença de neve em SnowRunner, embora ainda haja muita lama para espalhar.

Só vai gostar do jogo quem quer bons desafios e tem bastante paciência. Diferente de outros jogos de entregas, não há nada muito relaxante nesse. Na verdade, ele consegue ser bem estressant­e em vários momentos. Ao levar cargas mais pesadas, entrar em um lugar errado pode lhe custar a viagem inteira – se o caminhão não tiver como desatolar mesmo com todos os auxílios e não houver algo por perto para usar de guincho, o jeito é ser levado para a garagem e recomeçar. Materiais diferentes para entrega só podem ser conseguido­s em galpões diferentes e você tem que fazer várias viagens para completar um objetivo (ou aguentar andar com cargas enormes).

Junto com menus e marcações no mapa meio ruins, o conjunto acaba passando um tanto do ponto no quesito frustração às vezes. O jogo meio que larga você depois da primeira missão e quem não tiver paciência só não vai desistir se estiver jogando em modo cooperativ­o. O controle dos caminhões também é deliberada­mente estranho, com as rodas ficando viradas para um lado a menos que você as vire de volta ao ponto neutro – mais uma dificuldad­e em algo tão simples que vai afastar os mais inquietos. Sem falar que, se você estiver bravo na hora que rolar algum bug duvidoso, incluindo o jogo fechar na sua frente sem motivo, pode ser a gota d’água para nunca mais voltar.

FORA DO BREJO

Mas existe um charme especial no desafio que SnowRunner propõe.

Ter paciência para primeiro usar a picape e explorar o mapa inteiro, depois começar a fazer entregas e aceitar o fato de que você vai ter que recomeçar uma missão longuíssim­a de vez em quando é parte do processo. Levamos umas dez horas até chegar no ponto de aceitação e paciência ideal e começamos a jogar mais e mais. Ainda existem momentos genuínos de raiva e derrota, mas a sensação recompensa­dora ao conseguir abrir um mapa ou completar um objetivo que bloqueava um caminho mais fácil faz o esforço valer a pena (quase) sempre.

SnowRunner é só para os fortes e exige paciência tanto em seu ritmo lento quanto por vacilos na interface e bugs, mas seu desafio único consegue se manter chamativo para os insistente­s.

 ??  ?? O nível de dificuldad­e é tão puxado que qualquer rolê mínimo pode não ter volta
O nível de dificuldad­e é tão puxado que qualquer rolê mínimo pode não ter volta
 ??  ?? Acostume-se a um ritmo de velocidade de 20km/h na maior parte do tempo
Acostume-se a um ritmo de velocidade de 20km/h na maior parte do tempo
 ??  ?? FICHA
• PS4
• SIMULADOR
• SABER INTERACTIV­E, FOCUS HOME INTERACTIV­E • PORTUGUÊS (TEXTO) • MÍDIA FÍSICA E DIGITAL
FICHA • PS4 • SIMULADOR • SABER INTERACTIV­E, FOCUS HOME INTERACTIV­E • PORTUGUÊS (TEXTO) • MÍDIA FÍSICA E DIGITAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil