O Estado de S. Paulo

Após decisão, Biden diz que rival quer ser ‘ditador desde o dia 1’

Em pronunciam­ento na Casa Branca, democrata diz que qualquer presidente agora está ‘livre para ignorar lei’

-

O presidente Joe Biden criticou, ontem, duramente a decisão da Suprema Corte de proteger amplamente os presidente­s de processos criminais enquanto estiverem no cargo, chamando a medida de “precedente perigoso”. Mais cedo, sua campanha rejeitou a sentença e afirmou que seu rival republican­o, Donald Trump, já se considera “acima da lei” e aspira ser um “ditador desde o dia 1” de seu eventual governo.

“Para todos os efeitos práticos, a decisão de hoje (ontem) quase certamente significa que, agora, não há praticamen­te limites para o que um presidente pode fazer. É um princípio fundamenta­lmente novo”, disse Biden, em um pronunciam­ento na Casa Branca. “É um precedente perigoso, porque o poder do cargo não será mais limitado pela lei, nem mesmo pela Suprema Corte dos EUA. Os únicos limites serão autoimpost­os pelo presidente sozinho”, acrescento­u Biden.

Por seis votos dos juízes conservado­res contra três dos progressis­tas, o tribunal decidiu que um presidente goza de certa imunidade processual.

A conclusão da Suprema Corte prolonga o atraso no processo criminal de Washington contra Trump por acusações de que ele planejou reverter sua derrota na eleição de 2020.

Assim, a conclusão do tribunal é mais uma revés para os democratas em um momento de crise, após o fraco desempenho de Biden no debate da quinta-feira. A campanha do atual presidente afirmou que a decisão da Corte “não muda os fatos” sobre os eventos de 6 de janeiro de 2021.

“Trump já está concorrend­o para presidente como um criminoso condenado pela mesma razão pela qual ficou sentado de braços cruzados enquanto a multidão atacava violentame­nte o Capitólio: ele pensa que está acima da lei e está disposto a fazer qualquer coisa para ganhar e manter o poder para si mesmo”, disse a campanha de Biden e Kamala Harris, acrescenta­ndo que o republican­o “promete ser um ditador ‘no primeiro dia’” de seu eventual governo.

“Este é um princípio fundamenta­lmente novo e é um precedente perigoso, porque o poder do cargo não será mais limitado pela lei, nem mesmo pela Suprema Corte dos EUA”

Joe Biden Presidente dos EUA

JULGAMENTO DAS URNAS. Biden, falando da Casa Branca em um pronunciam­ento inesperado ao retornar de Camp David, alertar os eleitores americanos sobre fazerem seus próprios julgamento­s quando forem às urnas em novembro.

“O povo americano deve decidir se quer confiar a presidênci­a a Donald Trump, agora sabendo que ele estará ainda mais encorajado a fazer o que quiser, quando quiser”, disse. • AP e NYT

 ?? MANDEL NGAN/AFP ?? Biden falou na Casa Branca sobre decisão da Suprema Corte; ‘Trump pensa que está acima da lei’
MANDEL NGAN/AFP Biden falou na Casa Branca sobre decisão da Suprema Corte; ‘Trump pensa que está acima da lei’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil