O Estado de S. Paulo

Homenagens a Senna marcam 30 anos da morte do tricampeão

- MARCOS ANTOMIL

Uma série de homenagens marcaram ontem o 30.º aniversári­o da morte de Ayrton Senna, vítima de um acidente no GP de San Marino, em Ímola, na Itália, em 1.º de maio de 1994. Herói de tantos brasileiro­s, o tricampeão mundial de Fórmula 1 deixou um legado de idolatria pelo mundo.

No Autódromo de Interlagos, mais de 10 mil pessoas se reuniram pela manhã para provas de cinco, dez e 21 quilômetro­s de pedestrian­ismo, na 19.ª edição da Ayrton Senna Racing Day. Durante o evento, o “tema da vitória”, trilha sonora que acompanhou as vitórias de Senna na Fórmula 1, ecoou no autódromo paulistano. Ao fim da prova, os participan­tes receberam medalhas.

No palco em que Senna venceu duas vezes o Grande Prêmio do Brasil e desenvolve­u sua paixão pelo automobili­smo, foram montadas exposições de itens pessoais do piloto nos boxes e nos camarotes. Foram exibidos capacetes, macacões, troféus, karts, tênis e outros itens.

Em Las Vegas, a Sphere Arena, centro de shows e grandes eventos que conta com o maior painel de LED do mundo, começou a exibir o capacete de Senna, em uma iniciativa da Senna Brands e do Guaraná Antarctica. A homenagem durará até o dia 7 de maio, alternando com outras exibições na supertela de 112 metros de altura e 157 metros de largura.

Em Ímola, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde o brasileiro morreu em 1994, promoveu um tributo pela memória de Senna. Cerca de 20 mil pessoas comparecer­am ao evento, de acordo com a organizaçã­o.

Nas redes sociais também foram publicadas diversas lembranças sobre o tricampeão mundial. A página da Fórmula 1, por meio de um vídeo e de uma entrevista com a irmã de Senna, Viviane, recordou o sucesso do brasileiro nas pistas. “Ele tinha uma energia diferente, que conectava as pessoas e conecta até hoje. A maior conquista dele talvez tenha sido o amor das pessoas”, disse Viviane. •

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Corredor carrega bandeira de Ayrton Senna ontem, em Interlagos
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Corredor carrega bandeira de Ayrton Senna ontem, em Interlagos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil