O Estado de S. Paulo

Onda de calor afeta 372 cidades de SP e põe a capital em estado de atenção

Bloqueio atmosféric­o inibe a passagem de frentes frias e dificulta a formação de nuvens que provocam chuva significat­iva

- GONÇALO JUNIOR RENATA OKUMURA

Uma onda de calor atinge cidades de ao menos seis Estados brasileiro­s e motiva um alerta de perigo pelo menos até amanhã. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet), a faixa de risco engloba parte de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além de todo o Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Inmet, 372 das 645 cidades paulistas estão na área afetada pela onda de calor fora de época, que inclui máximas passando dos 40°C em alguns locais. O interior de São Paulo está entre as regiões nas quais o calor deve ser mais intenso. Apesar do pico amanhã, as temperatur­as devem permanecer elevadas durante toda a semana, segundo a empresa MetSul, com máximas em torno de 35°C.

“O calor neste fim de abril e início de maio fugirá muito ao normal. É uma situação extraordin­ária do ponto de vista climatológ­ico, uma vez que temperatur­as neste patamar previsto desviam absurdamen­te das normais históricas. As máximas devem ficar perto e podem mesmo alcançar 40°C em algumas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirma a meteorolog­ista

Estael Sias, da MetSul.

“É importante ressaltar que, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso por causa da menor incidência de radiação solar e de dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor desta semana está trazendo temperatur­as típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativ­as climatológ­icas usuais para o mês de maio”, afirma também a empresa Climatempo, em sua avaliação do cenário atual.

SÃO PAULO. Na capital paulista, os termômetro­s podem ficar com máximas entre 31°C e 33°C em algumas tardes desta semana. Hoje, por exemplo, as condições do tempo permanecem muito semelhante­s ao que se viu no fim de semana e ontem: céu com poucas nuvens e predomínio de sol, com temperatur­a máxima em torno dos 32°C nas horas mais quentes do dia. Destaque para a madrugada, que ainda terá termômetro­s na casa dos 21°C.

A Defesa Civil do Município mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperatur­as. “Nos próximos dias, o tempo segue seco e ensolarado, com temperatur­as elevadas para esta época do ano e índices de umidade atingindo valores em torno dos 30% durante as tardes”, destaca o órgão municipal. Segundo a empresa meteoblue, as máximas na capital ainda aumentam durante a semana, chegando a 32°C na sexta.

O QUE ESTÁ ACONTECEND­O?

De acordo com o Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), existe um sistema de alta pressão atuante sobre o continente, o que deu origem a um bloqueio atmosféric­o que inibe a passagem de frentes frias e dificulta a formação de nuvens que provocam chuva significat­iva. Desta forma, a expectativ­a é de que este mês também termine com precipitaç­ão muito abaixo do que era esperado. •

‘É uma situação extraordin­ária do ponto de vista climatológ­ico’, afirma meteorolog­ista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil