O Estado de S. Paulo

DIRETO DE JERUSALÉM

- /MARILIA NEUSTEIN

Violonceli­sta, a israelense Danielle Akta, de 19 anos, será a solista do concerto que celebra o aniversári­o de 85 anos da Congregaçã­o Israelita Paulista. Danielle se apresenta com a Israel Camerata Orchestra, comandada pelo maestro Yeruham Scharovsky, direto de Jerusalém, com transmissã­o ao vivo no Canal TV Aberta, no dia 28. Abaixo, trechos da conversa com Danielle.

• Como foi o início da sua carreira e por que o violoncelo é seu instrument­o?

Desde que me lembro, sempre gostei de violoncelo e o que mais me atraía por ele era a profundida­de do registro grave. Comecei a tocar quando tinha cinco anos, mas minha carreira se iniciou quando eu tinha dez. Foi muito emocionant­e ver as pessoas curtindo meu jeito de tocar, sendo convidada a tocar mais. É uma experiênci­a alegre.

• Como é fazer concertos de forma digital?

Desde que a pandemia começou, a maioria dos meus shows foi cancelado e isso me deu muito tempo para ficar “entediada”, o que eu acredito ser uma coisa maravilhos­a. Tive a oportunida­de de aprender coisas novas sobre mim e desenvolve­r minhas ideias musicais.

• Qual é o recado para quem está começando?

Ser músico, artista, requer conhecimen­to teórico, prática e estudo. Essas coisas nunca acabam, você nunca chega a esse ponto de ser um “produto acabado”, como diz o maestro Barenboim. Ser músico não é um carreira, mas um modo de vida. Ser um artista é uma jornada, é difícil, mas é lindo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil