O Estado de S. Paulo

MESAS COM FOLHAS, FRUTAS E TONS NEUTROS

Montamos opções para variados estilos de casa e grupos de convidados.

- Marcelo Lima

Confira, a seguir, três mesas para três tipos de ceia: para dois, para quatro e para até dez pessoas (em mesas separadas, mantendo o distanciam­ento social).

Para uma ceia a dois

Para Milene Macaroun, responsáve­l pelo blog Mesa Chic, uma ceia a dois pede uma atmosfera calma e suave. Para compor uma mesa com mais simplicida­de, e menos brilho do que o usual para a data, ela sugere tonalidade­s cruas, flores e frutas.

“Encomendei um arranjo floral para a lateral da Flowering Atelier e apostei no faça você mesmo, para decorar o centro da mesa que criei com base em folhas de eucalipto, pinhas e frutas. Para completar, frutas como lichia, ameixa e romã, que enfeitam e ainda podem servir como complement­o para a sobremesa”, conta ela. Um caminho de mesa com textura macia e uma pegada mais rústica serviu de pano de fundo para uma proposta sóbria. “Como toque final, a dupla de velas arremata tudo em grande estilo.”

Ceia para até 10 pessoas

Para manter o distanciam­ento social, em uma festa onde os convidados devem ficar espalhados pela casa, a ideia da personal organizer Ingrid Lisboa foi dispor os serviços de bar e alimentaçã­o em pontos estratégic­os, começando por posicionar uma mesa com pratos, copos e talheres na varanda.

No caso, para conferir um visual rústico à composição, os porta-guardanapo­s foram feitos com argolas de cortinas e pinhas. Como suporte para os talheres foram utilizados vidros de palmito e óleo de coco. Nas garrafinha­s descartada­s de kombucha, a profission­al utilizou ervas como alecrim e manjericão, que ajudaram a perfumar o ambiente.

Depois, no aparador, onde foram concentrad­as as bebidas, cada taça recebeu um lacinho, um marcador, tanto na de vinho como na de espumante. Dessa forma, cada convidado pode utilizar a mesma taça durante toda a noite (sem o risco de confundir), e o anfitrião não tem de ficar substituin­do as taças. Para apoiar o balde, foi utilizado um

Ceia para até quatro pessoas

Levando em conta uma mesa redonda de formato regular, os protocolos de segurança recomendam hoje uma ocupação de, no máximo, quatro pessoas para uma ceia segura (mesmo que a mesa seja para seis, retire duas cadeiras para maior espaçament­o entre os presentes). Foi esse o ponto de partida da decoradora Amelinha Amaro ao compor essa mesa de Natal para pessoas do mesmo núcleo familiar, que investe em muito verde, materiais naturais e atmosfera campestre.

“Posicionei um arranjo com flores de algodão em uma das laterais e procurei selecionar dentro do meu acervo pessoal e da minha loja (divinoespa­co.com.br) peças que fizessem referência à natureza”, conta ela, que lançou mão na composição

sousplat e, para arrematar a composição, as pinhas aparecem novamente em um vaso.

Por fim, pequenas mesas individuai­s foram criadas para se espalharem pelos ambientes, tornando possível manter o distanciam­ento necessário. Mais uma vez, o visual aposta no rústico, com cerâmicas e pinhas, além de criativos cones de sorvete que se transforma­ram em suporte para servir, individual­mente, castanhas e frutas secas.

Para o consultor de estilo Paulo de pratos com bordas irregulare­s e talheres com cabo de bambu. “As cores do Natal aparecem nas folhagens e nas flores com pequenos botões vermelhos. Tudo o mais é neutro”, conta ela.

Um cuidado especial foi dedicado à apresentaç­ão de cada prato. Além de bordas decoradas com ciprestes, cada convidado teve suas iniciais reproduzid­as com cravos-da-índia em uma maçã verde e os pães, armazenado­s em uma cestinha, feita com o próprio guardanapo. “Sentir que alguém se preocupou conosco é tudo o que precisamos neste momento”, conclui.

Para o consultor de estilo Paulo Lara, a temática “Urban Jungle” da mesa é superatual. “O uso de cravo-da-índia nas maçãs, criando letras para indicar os locais da mesa é muito simpático. Acho apenas que o arranjo está um pouco grande demais para uma mesa de quatro pessoas, mesmo tendo sido deslocado para a lateral”, aconselha. No entanto, ele chama a atenção para itens de higienizaç­ão, caso haja alguém presente que não seja do mesmo núcleo familiar. Nesse caso, diz ele, é preciso incluir lugares para depositar as máscaras e álcool em gel.

Lara, dispor os talheres em taças de vidro foi uma boa ideia. “Delicadas também as fitas com mensagens natalinas, que, além disso, podem servir como marcadores, evitando trocas”, elogiou. Mas avisa: “Por tratarse de um evento com mais participan­tes, é preciso incluir itens de higienizaç­ão, álcool em gel, e descartáve­is, como guardanapo­s de papel e luvas, uma vez que existem peças de uso comum, como garrafas de vinho e jarra de água”.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? MILENE MACAROUN ?? Praticidad­e. Frutas na decoração e como sobremesa
MILENE MACAROUN Praticidad­e. Frutas na decoração e como sobremesa
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Frescor.
Tons neutros e folhagens para quatro pessoas
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Frescor. Tons neutros e folhagens para quatro pessoas
 ?? INGRID LISBOA ?? Distanciam­ento. Mesas individuai­s na ceia para 10
INGRID LISBOA Distanciam­ento. Mesas individuai­s na ceia para 10

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil