O Estado de S. Paulo

Santos leva empate do Grêmio nos acréscimos

Time alvinegro joga bem, mas pênalti polêmico deixa duelo igual

- Guilherme Amaro

O Santos entendeu por que o Grêmio tem o apelido de “Imortal”. Após abrir o placar no primeiro tempo e segurar o resultado até os acréscimos, o time alvinegro viu o árbitro marcar pênalti polêmico e sofreu o empate aos 56 minutos do segundo tempo. O empate por 1 a 1 deixa completame­nte aberta a disputa por uma vaga na semifinal da Libertador­es.

O duelo de volta será realizada na semana que vem, na Vila Belmiro. O Santos terá a vantagem de jogar por um empate sem gols para avançar.

O Grêmio aumentou sua sequência invicta para 17 partidas. Já o Santos segue sem perder como visitante nesta edição da Libertador­es. Promessa de grande duelo na semana que vem para definir será eliminado das quartas de final.

No jogo de ontem, se o Santos não pôde contar com Soteldo, que contraiu coronavíru­s, o Grêmio também tinha um desfalque importante: Jean Pyerre, que vem sendo um dos principais jogadores da equipe e está com desgaste muscular. Cuca apostou em Lucas Braga, enquanto Renato Gaúcho colocou Pinares. Os gaúchos sentiram mais falta do seu meia-atacante do que os alvinegros do venezuelan­o.

O Santos mostrou superiorid­ade e conseguiu neutraliza­r os ataques adversário­s na etapa inicial. Mereceu ir para o intervalo em vantagem no placar, com o gol marcado por Kaio Jorge, aos 35 minutos. No lance, Pará cruzou, Vanderlei saiu mal e a bola sobrou para Felipe Jonathan, que chutou e viu o atacante desviar para o fundo da rede.

Kaio Jorge só ficou à disposição porque o Santos conseguiu a liberação da CBF para o atacante se apresentar à seleção brasileira sub-20 apenas hoje. Ele retornará antes e poderá atuar no duelo de volta.

Após o gol, a partida ficou ainda mais brigada. Pinares dividiu com Pituca e recebeu o cartão vermelho, mas o juiz foi chamado pelo árbitro de vídeo, voltou atrás e deu amarelo para Pituca.

O Grêmio teve muitas dificuldad­es para criar jogadas. O Santos, bem organizado, conseguiu conter os avanços adversário­s. O volante Sandry, que tem 18 anos e foi uma das surpresas de Cuca, fez ótima partida: não deu espaços e desafogou as saídas de bola com bons passes.

No segundo tempo, o Grêmio tentou pressionar. Mas esbarrava principalm­ente em Pinares, que pouco dava sequência às jogadas.

As melhores chances gremistas foram de bola parada. David Braz perdeu boa chance ao subir livre e cabecear para fora. Depois, o zagueiro cobrou falta e exigiu boa defesa de John. O goleiro santista voltou a aparecer na defesa de cabeçada de Diego Souza.

O Santos sentiu a pressão, se fechou e passou a apostar em contra-ataques. Levou muito perigo em duas finalizaçõ­es no mesmo lance: Pituca arriscou de fora da área, Vanderlei rebateu, Darlan errou o domínio e a bola sobrou para Kaio Jorge, que chutou rasteiro para fora.

Cuca resolveu deixar o Santos mais protegido quando Kaio Jorge pediu substituiç­ão. O lateral-direito Madson foi o escolhido para entrar como ala, na linha do meio de campo, e Marinho virou “falso 9”. O novo esquema não durou muito, porque Pará pediu para sair. Depois, Pituca ainda foi expulso.

Renato Gaúcho colocou Everton e Churín para dar novo gás ao sistema ofensivo. E o Grêmio chegou ao empate em lance polêmico. Após ser chamado para rever o lance no monitor, o árbitro marcou pênalti por toque da bola no braço de Balieiro, depois de cruzamento de Ferreira. Já aos 56, Diego Souza foi para a cobrança e empatou.

 ?? DIEGO VARA/AP ?? Marcação. Zagueiro do Grêmio Kannemann chega em disputa de bola com Marinho, do Santos, em jogo pela Libertador­es
DIEGO VARA/AP Marcação. Zagueiro do Grêmio Kannemann chega em disputa de bola com Marinho, do Santos, em jogo pela Libertador­es
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil