O Estado de S. Paulo

YAMAHA LANÇA SCOOTER STAR WARS

Para marcar a parceria com a franquia da Disney, fabricante irá sortear uma unidade do Nmax

-

Desde a década de 1970, a franquia Star Wars (Guerra nas Estrelas, em português) faz sucesso no mundo todo. E o frisson causado nas bilheteria­s é tão grande que não é difícil ver por aí produtos inspirados na superprodu­ção, como brinquedos, roupas e livros. Uma das mais recentes parcerias invadiu o universo das duas rodas, com o lançamento do scooter Yamaha Nmax Star Wars. E há até sorteio para o público.

O scooter chega em duas séries especiais, nas opções Nmax Aliança Rebelde e Nmax Império Galáctico. Cada uma terá produção limitada a apenas 340 unidades e preço sugerido de R$ 14.390.

As vendas já começaram e, para promover o lançamento, a marca sorteará uma unidade entre os fãs que enviarem um vídeo de até 60 segundos contando por que merecem ganhar o primeiro scooter Yamaha Star Wars da Galáxia. Os vídeos devem ser enviados por meio do site da marca. O concurso vai até o dia 15 de outubro, e o vencedor será revelado no mesmo canal no dia 30 de outubro, às 21h. Confira como participar no site www.jornaldoca­rro.com.br.

Com base no scooter Nmax 160 ABS, a novidade tem grafismos inspirados nas naves de Star Wars. Disponível apenas na cor branca, o modelo Aliança

Rebelde traz marcas que simulam desgaste por uso na carenagem. A inspiração vem do caça X-wing Starfighte­r pilotado por Luke Skywalker.

O Nmax Império Galáctico é oferecido exclusivam­ente na cor preta. A fonte de inspiração é o Tie-fighter, nave de combate símbolo do Império.

Além dos adesivos em alusão a Star Wars, os dois scooters – resultado da parceria entre Yamaha e os estúdios Disney – não têm nenhuma mudança estrutural ou mecânica. Continua em cena o motor de 1 cilindro com potência de 15,1 cv (a 8 mil rpm). O torque, de 1,47 mkgf a 6 mil giros, também não foi alterado. O câmbio é automático di tipo CVT, de relações continuame­nte variáveis.

Na lista de itens, destaque para o painel digital com dois hodômetros parciais, relógio e computador de bordo. Há indicadore­s de pilotagem econômica (ECO) e de consumo instantâne­o, além do nível do tanque de combustíve­l.

Na parte de segurança, o scooter tem freios ABS nas duas rodas. Os faróis são de LEDS e a garantia é de quatro anos.

BMW G 310. A BMW prepara mudanças leves par aseus modelos da linha G 310, a street G 310 Rea trailG310G­S.Osd ois modelos ganharam um teaser na Índia da primeira mudança no visual desde que foram lançados, em 2015 e 2016, respectiva­mente. As alterações não serão profundas, mas perceptíve­is.

A principal está no farol, que terá novo formato, inspirado no da F 800 R. A mudança fica mais perceptíve­l na G 310 R, que não tem carenagem. Na G 310 GS, a alteração fica menos evidente, por causa da moldura e do pequeno para-brisa. Nas laterais, que também aparecem escondidas no teaser, há novas peças plásticas.

Além disso, a marca alemã terá que apresentar novidades no motor monocilínd­rico. O objetivo é atender as novas regras de emissões na Europa. Atualmente, o propulsor de 313 cm³ gera 34 cv de potência a 9.200 rpm e 2,9 mkgf de torque a 7.500 rpm.

Apesar de ser um produto global, as novas G 310 serão apresentad­as primeiro na Índia, devido à parceria da BMW. O modelo foi desenvolvi­do em conjunto com a indiana TVS e será vendido antes do fim do ano.

No Brasil, a previsão é de que a nova linha seja lançada no Salão Duas Rodas. O evento deve ocorrer em novembro de 2021.

 ?? FOTOS: YAMAHA/DIVULGAÇÃO ?? ‘Nave de rua’. Scooter está disponível nas cores branca e preta e faz alusão aos filmes; painel digital é completo
FOTOS: YAMAHA/DIVULGAÇÃO ‘Nave de rua’. Scooter está disponível nas cores branca e preta e faz alusão aos filmes; painel digital é completo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil