O Estado de S. Paulo

KIA TERÁ PICAPE RIVAL DE HILUX E S10 EM 2022

- Diogo de Oliveira

A Kia Motors está trabalhand­o no desenvolvi­mento de uma picape para disputar o mesmo segmento de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e companhia. A revelação de que a marca sul-coreana terá um modelo médio entre o ano que vem e 2022 foi feita pelo chefe de planejamen­to de produtos da empresa na Austrália, Roland Rivero, ao site Motoring.

Embora as primeiras informaçõe­s venham da Oceania, tratase um projeto global. O modelo foi citado durante o lançamento do novo SUV compacto Seltos, na Argentina. Sebatián Sicardi, gerente-geral da Kia no país vizinho, afirmou que acompanha o projeto “muito de perto” e não afastou a possibilid­ade de vendê-la por lá.

Esta não será a primeira incursão da Kia no ramo das picapes. Nos anos 1970, a marca produziu a Master, modelo derivado do sedã compacto Brisa.

Com a nova picape média a caminho, surge a possibilid­ade de Hyundai e Kia estarem trabalhand­o em duas picapes distintas. Sabe-se que a marca-mãe (Hyundai) está desenvolve­ndo a Santa Cruz, modelo menor, com porte similar ao da Fiat Toro. O carro será baseado na nova geração do SUV Tucson.

A inédita picape da Hyundai foi flagrada rodando camuflada em testes recentemen­te, mas a marca (assim como a Kia) ainda não confirmou sua produção. Os dois modelos são esperados também para o Brasil, mas vão demorar a chegar, sobretudo por causa da pandemia.

Frontier. A Nissan está testando a nova picape Frontier na Tailândia. O modelo foi flagrado pelo grupo Thai Car Inside do Facebook nas ruas do país asiático. Apesar da camuflagem, é possível notar algumas mudanças estéticas, principalm­ente na parte dianteira.

A reestiliza­ção da picape – que deve estrear na Ásia ainda neste ano – será extensiva ao modelo feito na Argentina e que será vendido também no Brasil.

A previsão é que o modelo atualizado chegue no ano que vem. Para isso, a Nissan anunciou investimen­tos de cerca de

US$ 130 milhões (R$ 700 milhões) na planta argentina. O objetivo é aumentar o padrão de tecnologia e o índice de nacionaliz­ação da picape.

Atualizaçã­o. As novidades mais aparentes estão na grade dianteira em formato de “V”, no aumento do ângulo de entrada e nos faróis de LEDS. Esses elementos chegarão a todas as linhas da Nissan no futuro.

A geração atual da Frontier (que será produzida até 2024) terá, inclusive, mudanças estruturai­s. Muitas das melhorias serão aproveitad­as da finada Mercedes-benz Classe X, que não chegou a ser lançada no Brasil.

Sobre interior e conjunto mecânico, nada se sabe ainda. Rumores indicam que a atual gama de motores será mantida. Sem opções flexíveis ou a gasolina, a Frontier tem apenas o 2.3 de quatro cilindros a diesel nas opções com turbo simples (de 160 cv) e duplo (190 cv).

A aposta é que o motor fique mais potente e eficiente para reduzir consumo e emissões. Isso ocorreu recentemen­te com a nova Chevrolet S10, que acaba de chegar às concession­árias.

 ?? THAI CAR INSIDE/REPRODUÇÃO ?? Camuflada. Nova Nissan Frontier flagrada com disfarces
THAI CAR INSIDE/REPRODUÇÃO Camuflada. Nova Nissan Frontier flagrada com disfarces

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil