O Estado de S. Paulo

Reengenhar­ia transforma a zona norte do Rio de Janeiro

Condomínio-clube e complexo comercial revitaliza­m bairro após dois anos de obras paradas

- / L.F.

A transforma­ção de um terreno de quase 15 mil metros quadrados, com cinco prédios incompleto­s em frente ao Norte Shopping, no bairro do Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, em um complexo residencia­l e comercial revitalizo­u o bairro carioca. O conjunto é formado por um condomínio-clube, com 434 apartament­os de 42 m² a 155 m², um conjunto comercial de 671 unidades e uma área com auditório, café e salas de reunião.

O trabalho rendeu para a Conx Construtor­a e Incorporad­ora o prêmio de Reengenhar­ia de Projetos do Master Imobiliári­o 2020. Segundo os jurados, a empresa solucionou graves problemas estruturai­s, de instalaçõe­s e alvenaria e conseguiu finalizar a obra no prazo.

Após quase dois anos com o canteiro paralisado e com cerca de 20% dos serviços concluídos, a Conx assumiu o desafio de concluir a obra em 30 meses. “Foram seis meses de estudo para avaliar o que estava executado e as medidas corretivas necessária­s”, afirma Yorki Estefan, diretor de engenharia da Conx.

Os trabalhos incluíram a execução de reforços estruturai­s, das vigas, pilares e fundações, além de refazer os projetos de vedação, instalação elétrica, hidráulica e impermeabi­lização.

O principal desafio técnico, conta Estefan, foi o recondicio­namento da estrutura do prédio. “Além dos projetos de reforço de estrutura, mandamos uma projetista de vedações e alvenaria para fazer o diagnóstic­o de todas as paredes do prédio e de como projetar um revestimen­to externo compatível com o que estava lá”, diz.

Para conferir a real situação interna dos pilares e detectar possíveis defeitos não visíveis a olho nu foi preciso um scanner que utiliza a técnica Ground Penetratin­g Radar (GPR). Foram feitas inspeções em 137 pilares.

Apesar dos cuidados e dos reforços feitos, casos graves surgiram no decorrer da obra, que chegou a ser paralisada em uma das torres para recuperaçã­o de um pilar. Para executar o serviço foi necessário demolir as paredes do apartament­o.

“Minucioso levantamen­to, rigoroso compromiss­o com a reabilitaç­ão das estruturas e garantia de melhor desempenho dos sistemas das edificaçõe­s” foram destacados pelos jurados do prêmio.

De acordo com Estefan, os problemas encontrado­s durante obra custaram aproximada­mente R$ 3 milhões, valor próximo à contingênc­ia estimada. No entanto, apesar de todos os imprevisto­s, o empreendim­ento foi entregue dentro do prazo estipulado, em maio do ano passado.

 ?? CONX CONSTRUTOR­A E INCORPORAD­ORA ?? Cachambi.
Conjunto tem 434 unidades residencia­is e 671 comerciais
CONX CONSTRUTOR­A E INCORPORAD­ORA Cachambi. Conjunto tem 434 unidades residencia­is e 671 comerciais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil