O Estado de S. Paulo

Operação liberta brasileiro sequestrad­o na Colômbia

José Ivan Albuquerqu­e e o suíço Daniel Guggenheim haviam sido levados por guerrilhei­ros em março

- BOGOTÁ

O Exército da Colômbia anunciou ontem a libertação de um brasileiro e um suíço que tinham sido sequestrad­os havia três meses por guerrilhei­ros que não aderiram ao acordo de paz. José Ivan Albuquerqu­e e Daniel Guggenheim foram resgatados durante operação militar no Departamen­to de Cauca, uma das áreas mais atingidas pela violência do narcotráfi­co.

O governo brasileiro emitiu uma nota na qual afirma ter recebido com satisfação a libertação do brasileiro. “Ao agradecer os esforços das autoridade­s colombiana­s, o Brasil parabeniza as forças policiais e militares pela operação”, afirma a notado Itamaraty.

Os dois homens caíram nas mãos da Coluna Móvel Dagoberto

Ramos em 16 de março, informou o grupo de resgate do Exército, conhecido como Gaula. Os sequestrad­ores são parte das dissidênci­as das Farc, que entregou suas armas em 2016, depois de mais de meio século de conflito – muitos, no entanto, decidiram continuar a luta armada e usam receitas do crime para financiar a insurgênci­a. “Os militares capturaram em flagrante um dos captores que tinha como função a custódia dos reféns”, acrescento­u o Gaula.

Os dois foram sequestrad­os durante viagem turística no litoral do Pacífico. Durante o cativeiro, foram transferid­os várias vezes de local. Os sequestrad­ores pediram um resgate de US$ 266 mil, até aceitarem libertálos por US$ 1.300.

Guggenheim e Albuquerqu­e foram levados junto com seus animais de estimação – dois cães da raça Pomerânia – para uma propriedad­e rural, de onde foram resgatados em meio ao período de confinamen­to provocado pela pandemia de coronavíru­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil