O Estado de S. Paulo

Serenidade e responsabi­lidade

- LEANDRO MIRANDA

Bolsas norte-americanas recuperand­o os níveis pré-covid-19, Nasdaq batendo recordes seguidos, algumas das principais ações norte-americanas alcançando seu maior preço histórico, bolsa brasileira subindo fortemente durante 7 pregões consecutiv­os; petróleo voltando a subir vigorosame­nte; real se valorizand­o rapidament­e e batendo quase todas as demais moedas mundiais e dólar cada vez mais fraco.

Peraí! Alguém achou que fazia sentido? Com que fundamento­s? A economia real fraca e os preços das ações como se estivesse a pleno vapor! É óbvio que está inflado e que o preço está acima do valor. Estão querendo nos enganar ou somos nós mesmos que não queremos encarar a realidade? Se alguém acha que tudo vai voltar rapidament­e a ser como era antes, sem reorganiza­ções, sem darmos o nosso melhor e sem agirmos com máxima intensidad­e e coesão para mantermos a saúde e recuperarm­os a atividade econômica, esqueça. Isso não vai acontecer.

Estamos enfrentado dados incongruen­tes ou até mesmo ausência deles, oportunist­as políticos e parte significat­iva da mídia que não olham para o bem-estar social, não querem mostrar nenhum lado positivo, nem trazer esperança, mas, sim, em como aproveitar esta situação para desestabil­izar o status quo e criar pânico não só na nossa sociedade mas no mundo todo, trazendo desalento para a sociedade, afastando investidor­es e deprimindo o preço dos nossos ativos, deixando nossos governante­s com um medo paralisant­e de cortes, com dificuldad­e de diálogo e incapacida­de de liderança e gestão. Que vergonha. Quanta falta de patriotism­o. Quanta falta de seriedade. Quanta incompetên­cia.

E agora? O que devemos fazer? Back to basics. Voltemos aos fundamento­s.

Poupança, renda fixa bancária e governamen­tal, ações de baixa volatilida­de de empresas e bancos too basic to fail e com baixa interferên­cia governamen­tal são os investimen­tos da vez. Época de proteção patrimonia­l e não de brincar no cassino. A falta de consenso e alta incerteza geram volatilida­de nos preços. Não queira recuperar tudo o que perdeu. Você não vai e deve perder ainda mais. Não dá pra ficar rico da noite para o dia através de reprecific­ações em retomada de economia. Você precisa estudar e trabalhar muito e por muito tempo. Não tem moleza, o resto é exceção. Aproveite qualquer tempo livre para estudar, informar-se. Trabalhe de forma séria e dedicada. E, acima de tudo, mantenha a serenidade. Vai acabar tudo bem. A história da humanidade nos mostra isso. É uma fase, mas ela tem que ser levada a sério. Mas, como fazer isso?

Planeje como um oriental, não importa o tempo que leve. Execute como um germânico, com atenção e seriedade em cada detalhe, em cada fase do percurso, levando o tempo necessário para executar o que foi planejado à risca. E, depois, faça marketing dos resultados como um norte-americano. Mas, mantenha serenidade. Tudo tem seu tempo.

LEANDRO MIRANDA É RESPONSÁVE­L PELA ÁGORA INVESTIMEN­TOS E DIRETOR-EXECUTIVO DE RELAÇÕES COM INVESTIDOR­ES DO BRADESCO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil