O Estado de S. Paulo

Pandemia aprofunda dificuldad­es de empresas de Trump

Hotéis, que já andavam vazios por causa da entrada do empresário na política, agora sofrem com coronavíru­s

- WASHINGTON / THE W. POST, TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

De máscara no rosto, o diretor do principal hotel do presidente Donald Trump, na Pennsylvan­ia Avenue, comemora. Depois de três meses brutais com quartos do hotel vazios e um número pequeno de funcionári­os, Mickael Damelincou­rt finalmente tinha alguma coisa festejar: os assentos na calçada para receber com segurança os clientes fãs de Trump. “Voltemos ao trabalho”, disse Damelincou­rt no Twitter em 28 de maio.

No dia seguinte, porém, Trump estava no seu bunker subterrâne­o, com manifestan­tes aglomerado­s no centro de Washington, xingando o presidente e o experiment­o com os assentos do lado de fora do hotel foi adiado.

Com milhares de quartos do hotel vazios, mais de 2,8 mil funcionári­os estão de licença e houve cortes até de gastos pequenos. A empresa eliminou flores, chocolates e jornais no seu hotel em Nova York e nas áreas comuns do seu hotel em Chicago as luzes foram apagadas para economizar energia elétrica.

“Este não foi somente um rebaixamen­to”, disse Eric Danziger, diretor executivo a membros do conselho do hotel em Chicago no dia 22 de abril. “Foi um mergulho vertiginos­o”.

Dos cinco hotéis de Trump que fornecem grandes receitas, quatro deles – em Miami, Las Vegas, Escócia e Irlanda – fecharam em março até maio. Mesmo

antes da pandemia a presidênci­a polarizado­ra de Trump já havia afetado o rendimento das suas empresas. Pelo menos dois hotéis – em Chicago e Miami –, reportaram uma drástica queda das operações depois que Trump entrou para a política. E o hotel da companhia em Washington agora está à venda.

Os hotéis nos Estados Unidos perderam 82% dos seus negócios no mês de abril em comparação com o ano passado, segundo a empresa de análises de dados hoteleiros STR. Os analistas dizem acreditar que o setor hoteleiro será um dos últimos a se recuperar já que as pessoas estão evitando viajar durante a pandemia.

 ?? ERIN SCOTT/REUTERS ?? Vazio. Protesto na frente de hotel de Trump em Washington
ERIN SCOTT/REUTERS Vazio. Protesto na frente de hotel de Trump em Washington
 ??  ?? PANDEMIA DO CORONAVÍRU­S
PANDEMIA DO CORONAVÍRU­S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil