O Estado de S. Paulo

ABI pede impeachmen­t de Bolsonaro

- Bianca Gomes

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) encaminhou, ontem, pedido de impeachmen­t de Jair Bolsonaro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O texto alega prática de crimes de responsabi­lidade e atentados à saúde pública no combate ao novo coronavíru­s.

Ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a ABI foi responsáve­l pelo pedido de impeachmen­t do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. O texto foi assinado por Barbosa Lima Sobrinho, então presidente da ABI, e Marcelo Lavenère, da OAB.

Na denúncia-crime encaminhad­a à Câmara, as entidades pedem instauraçã­o de processo criminal contra Bolsonaro e alegam que o presidente cometeu crime de responsabi­lidade ao participar de uma manifestaç­ão pública, no dia 19 de abril, que pedia intervençã­o militar no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o texto, ao incitar militares contra os poderes constituíd­os, “Bolsonaro, inequivoca­mente, incitou a desobediên­cia à lei e infração à disciplina, que, em se tratando de servidores públicos militares, é mais exigida nos termos da ordem jurídica”, afirma o documento”.

As denúncia feitas pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro também são objeto do pedido. “A requisição de acesso aos relatórios sigilosos da PF, além de se constituir em contraried­ade a princípio constituci­onal, tipifica modo de proceder incompatív­el com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil