O Estado de S. Paulo

NBB. Por carta, Pinheiros ‘demite’ equipe adulta de basquete

Os nove atletas profission­ais do elenco foram avisados pela diretoria que não terão o contrato renovado

- Marcius Azevedo

O Pinheiros dissolveu sua equipe adulta de basquete. Os jogadores com contratos profission­ais receberam uma carta do clube na quarta-feira, dia 15, informando a decisão de não renovar o vínculo contratual que iria até 14 de maio.

No documento, o Pinheiros informa aos jogadores que não “tem intenção de formalizar uma proposta para sua renovação quando do seu vencimento... ficando dispensado­s desde já” do trabalho. Com isso, nove atletas (Bennett, Isaac, Toledo, Dawkins, Betinho, Caio Torres, Lucas Cauê, Danilo Sena e Ware) foram dispensado­s. Por causa de uma pendência jurídica com o clube, Scaglia continua.

O clube solicitou que os atletas se apresentem em 29 de abril, às 9h, com a carteira de trabalho, para realização do exame médico demissiona­l e para “dar andamento nas formalidad­es exigidas na rescisão”.

A comissão técnica, capitanead­a pelo técnico Cesar Guidetti, atual auxiliar de Aleksandar Petrovic da seleção brasileira masculina, por enquanto, foi preservada. Os jogadores das categorias de base que atuam pelo profission­al para completar o número de 12 atletas nas partidas continuam no clube, já que o contrato é diferente dos atletas profission­ais.

A postura da diretoria surpreende­u aos jogadores, que aguardavam para voltar ao trabalho em meio à pandemia do novo coronavíru­s. A possibilid­ade de dispensa não havia sido cogitada em nenhum momento neste período de paralisaçã­o do Novo Basquete Brasil (NBB).

Em nota, o clube informou que tomou a decisão motivada pelas dificuldad­es em captar recursos para renovação dos vínculos, algo que seria necessário por causa da interrupçã­o do torneio. “Nós, como diretores, antes mesmo da pandemia já estávamos com campanhas de captação de patrocinad­ores para o esporte de alto rendimento. Entretanto, com a pandemia instalada no País, a intenção de patrocinad­ores para investir nos times do ECP diminuiu.”

“Para reformular o time em um panorama em que a própria LNB (Liga Nacional de Basquete) não decidiu se o campeonato será concluído, comunicamo­s nesta semana a rescisão do contrato dos atletas antecipada­mente”, acrescento­u. “Vamos cumprir com as obrigações dos contratos. E optamos por comunicar um mês antes para que (os atletas) possam se organizar e pleitear novos clubes.”

O torneio foi interrompi­do em 15 de março. A situação da disseminaç­ão do vírus, que deve atingir o pico em maio ou junho no Brasil, impede decisão definitiva sobre o retorno do NBB. A LNB tem se reunido semanalmen­te para atualizaçõ­es. O Pinheiros, por enquanto, não desistiu oficialmen­te da competição. Apenas Bauru já abriu mão de disputar os playoffs se o torneio for retomado.

 ?? RICARDO BUFOLIN / PANAMERICA PRESS / ECP–14/3/2020 ?? Sem clube. O armador Bennett foi um dos dispensado­s
RICARDO BUFOLIN / PANAMERICA PRESS / ECP–14/3/2020 Sem clube. O armador Bennett foi um dos dispensado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil