O Estado de S. Paulo

Japão declara emergência em todo o país

- TÓQUIO

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, estendeu ontem o estado de emergência para todo o Japão, após ser pressionad­o a tomar medidas mais drásticas para controlar o coronavíru­s. O ministro da Saúde, Katsunobu Kato, disse que as autoridade­s estão preocupada­s com a velocidade das infecções, que aumentaram 2,2 vezes entre o dia 7 e quarta-feira.

“Estamos preocupado­s com o risco de as pessoas que viajarão durante a Semana Dourada levarem o vírus a locais que ainda não tiveram tantos casos”, disse Kato, referindo-se a uma junção de quatro feriados em que os japoneses viajam em massa. “Precisamos fazer o que for necessário para reduzir contatos entre pessoas em pelo menos 70%”, disse Abe, apelando à população que cancele planos de viagem.

Com mais de 9 mil infecções quase 200 mortes, o governo japonês declarou na semana passada emergência em Tóquio e outras seis áreas, incluindo o oeste de Osaka, mas outras regiões pediram para entrar na lista em razão do temor.

Embora mais brando do que um isolamento, o estado de emergência imposto até 6 de maio deu às autoridade­s mais poder para pedir às pessoas que fiquem em casa. As leis japonesas proíbem a aplicação de multas a quem não cumprir o isolamento social.

Abe está sendo pressionad­o a fazer mais para controlar o vírus em meio a percepções de que sua reação tem sido fraca e tardia, o que vem afetando seu índice de aprovação. “Ainda estamos à beira da guerra da covid19”, disse Koji Wada, especialis­ta que está aconselhan­do as autoridade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil