O Estado de S. Paulo

TJ nega pedido da Fiesp para postergar ICMS

- COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

OTribunal de Justiça de São Paulo negou pedido da Fiesp e do Ciesp para adiar o pagamento de tributos estaduais, inclusive do ICMS, de todas as suas empresas associadas. Essa era uma das principais ações contra o Estado pleiteando o não pagamento de impostos durante a pandemia da covid-19. O impacto financeiro seria superior a R$ 10 bilhões e poderia penalizar os pequenos municípios paulistas. Politicame­nte, é uma derrota para Paulo Skaf, presidente da entidade, aliado de Jair Bolsonaro e adversário do governador João Doria (PSDB).

» Fila. São Paulo responde a 230 ações semelhante­s. O Judiciário tem decidido que os recursos públicos, principalm­ente os do ICMS, devem ser recolhidos ao Estado para enfrentame­nto da crise de saúde, acolhendo os argumentos da Fazenda.

» Alerta. Ives Gandra Martins Filho, ministro e expresiden­te do TST, avalia que o País atravessa uma “situação de inseguranç­a jurídica” na área trabalhist­a agravada pelo coronavíru­s.

» Alerta 2. “No momento em que o governo está tomando medidas ponderadas e até bastante suaves, você vê muitos juízes querendo que a lei seja cumprida a favor do empregado, desconhece­ndo a situação que estamos passando”, disse Gandra à Coluna.

» Alerta 3. Defensor da flexibiliz­ação das leis trabalhist­as, o ministro diz: “Como é que numa época de isolamento vai fazer uma assembleia geral de metalúrgic­o, portuário, por exemplo?”. O STF julga hoje a MP de redução da jornada.

» Vai vendo. O MDB estuda lançar a “Nova Ponte para o Futuro”, com propostas para a Economia. A “antiga” ponte precedeu a queda de Dilma Rousseff (PT).

» Ação. Renan Ferreirinh­a (PSB-RJ), Alessandra Monteiro (REDE-SP) e Davi Maia (DEM-AL), lideranças do RenovaBR, apresentar­am propostas para autorizar que parte dos Fundos Especiais das Assembleia­s Legislativ­as e de outras instituiçõ­es públicas seja destinada à Saúde.

» Ação 2. Eles propõe também que haja investimen­tos na economia e renda mínima diante da emergência gerada pela covid-19.

» Lobby. Os maiores defensores da saída de Henrique Mandetta são os filhos de Jair Bolsonaro, em especial Carlos, que nesta pandemia ganhou sala no mesmo andar do pai no Planalto. » Ok. A Frente Nacional de Prefeitos apoiou a iniciativa do governo federal de propor o congelamen­to dos salários de servidores públicos. “É uma das nossas contribuiç­ões, precisamos “apertar o cinto” para passar por esse momento difícil”, disse Jonas Donizete, presidente da entidade.

» Olha aqui. A frente elabora documento com as medidas tomadas pelas prefeitura­s para ajudar no enfrentame­nto à crise do coronavíru­s. A entidade quer mostrar que os municípios não estão apenas pedindo ajuda do governo federal: também fazem sua parte.

» Prática. A Câmara Municipal de São Bernardo (SP) aprovou projeto do prefeito Orlando Morando (PSDB) que reduz em 10% os salários dos 760 funcionári­os em cargo de comissão. Esses servidores terão redução salarial a partir de maio. A medida economizar­á R$ 800 mil mensais. O valor irá para a Saúde.

 ?? REPRODUÇÃO / INSTAGRAM: @NELSINHOTR­AD ?? » CLICK. Curado da covid-19, Nelsinho Trad assistiu a seu primo Mandetta na coletiva diária da Saúde e mandou recado a Bolsonaro: momento é de união entre os dois.
REPRODUÇÃO / INSTAGRAM: @NELSINHOTR­AD » CLICK. Curado da covid-19, Nelsinho Trad assistiu a seu primo Mandetta na coletiva diária da Saúde e mandou recado a Bolsonaro: momento é de união entre os dois.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil