O Estado de S. Paulo

Quicko e Bondi têm boas soluções de mobilidade, mesmo durante a quarentena

O objetivo das startups Quicko e Bondi é oferecer boas soluções de mobilidade urbana, mesmo em tempos de quarentena

- Por Daniella Saragiotto

Embora esteja tudo parado, por causa da quarentena que ainda vigora em São Paulo, um dia, espera-se, tudo voltará ao normal – ou quase. Nesse momento, que esperamos chegue em breve, a questão da mobilidade urbana voltará a ser uma preocupaçã­o da sociedade.

Nesse cenário, como já ocorria anteriorme­nte, diversos aplicativo­s, tendo a tecnologia como aliada, reentrarão em cena e voltarão a oferecer novos serviços e soluções para as pessoas chegarem a seus destinos.

QUICKO: UNINDO VÁRIOS MODAIS

Um deles é a Quicko – startup de inteligênc­ia em Big Data que atua na Grande São Paulo –, que calcula a melhor rota, buscando o melhor trajeto para seus deslocamen­tos, combinando diferentes modais de transporte.

De acordo com a empresa, a cidade de São Paulo registra, em dias normais de circulação, em torno de 42 milhões de viagens, sendo que 62% da população ainda não tem o hábito de integrar diferentes modais de transporte­s em sua jornada.

A Quicko explora justamente a intermodal­idade, combinando trajetos de ônibus, metrô, trem, automóveis por aplicativo, bicicletas, entre outros, para criar rotas mais rápidas ou econômicas.

“Nós acreditamo­s que mais alternativ­as para se locomover, com base em informaçõe­s em tempo real, ajudam o usuário a decidir o melhor caminho de forma inteligent­e, convenient­e e, claro, econômica. Isso melhora diretament­e a qualidade de vida das pessoas”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko, cujo app está disponível para Android e iOS. “Em outras cidades do mundo, em que a mobilidade está mais madura, percebemos que a intermodal­idade é benéfica para a população e queremos ser o agente dessa mudança aqui”, acrescenta Somma.

BONDI: TRANSPORTE COLETIVO

Fundada em 2018, a startup conecta pessoas e empresas ao serviço de transporte coletivo, como vans, micro-ônibus e ônibus. Ela recebeu esse nome em referência ao bonde elétrico, que chegou ao Brasil em 1892 e mudou a forma como, à época, as pessoas se locomoviam coletivame­nte. São duas maneiras de atuação: via aplicativo no smartphone, para pessoas físicas, e pelo portal, exclusivam­ente para empresas, sendo que, em ambas, é necessário fazer o agendament­o das viagens.

“Existem diversas companhias especializ­adas nesse serviço, mas os clientes costumam ter dúvidas sobre a segurança do ônibus e em relação ao motorista. Criamos a empresa para democratiz­ar o acesso ao transporte em vans, micro-ônibus e ônibus, com custo reduzido e profission­ais 100% regulariza­dos”, diz Juliana Benedetti, CEO e uma das fundadoras da Bondi.

Hoje, a empresa contabiliz­a mais de 3 mil veículos cadastrado­s na plataforma. No seu primeiro ano de funcioname­nto, 80 mil passageiro­s foram transporta­dos e 115 empresas atendidas.

A Bondi já registra em torno de 400 downloads em seu aplicativo e anuncia novidades. “Com versão mais robusta da plataforma, estamos começando a estender nossa operação para todo o Brasil”, finaliza Benedetti.

“Para o casamento da minha irmã, em Cotia (SP), contratei a Bondi. Foi o melhor preço que encontrei entre as cotações que fiz”, diz Lilian Silvana Silva Sousa, 37 anos. “O motorista foi muito atencioso, nos deu todo o auxílio para nosso grupo de 12 madrinhas e até tolerou alguns atrasos. Deu tudo certo”, conta. No final, Rodrigo, o motorista, foi convidado para participar da festa e até está no álbum de casamento.

 ??  ??
 ??  ?? Escritório da Quicko, em São Paulo, startup que lançou aplicativo que integra diferentes modais
Escritório da Quicko, em São Paulo, startup que lançou aplicativo que integra diferentes modais
 ??  ?? À direita, de terno, o motorista Rodrigo Cesar Bossetto, da Bondi. Ele foi tão gentil e atencioso com as 12 madrinhas que até foi convidado para o casamento em Cotia (SP)
À direita, de terno, o motorista Rodrigo Cesar Bossetto, da Bondi. Ele foi tão gentil e atencioso com as 12 madrinhas que até foi convidado para o casamento em Cotia (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil