O Estado de S. Paulo

Para vender, montadoras anunciam pagamento de 1ª parcela só em 2021

Com o mercado parado em função do coronavíru­s, fabricante­s e concession­árias lançam medidas para tentar reforçar segmento de carros novos; na Fiat, o cliente vai poder fazer a compra em 48 meses, sendo que as 5 primeiras parcelas serão pagas pela montador

- Cleide Silva

Com projeção de queda de vendas de mais de 80% neste mês em relação ao previsto antes da pandemia do coronavíru­s e necessidad­e urgente de caixa, montadoras e concession­árias lançam medidas para tentar movimentar o mercado de carro novo. Apesar de a produção estar suspensa há várias semanas, o setor tem elevado estoque nas lojas e nos pátios das fábricas.

Em ação iniciada ontem e com validade até o dia 30, a Fiat oferece seus modelos com financiame­nto em até 48 meses e primeira parcela a ser paga só em janeiro de 2021. O consumidor precisa dar de 40% a 50% de entrada do preço do carro novo – valor muitas vezes obtido na troca pelo usado. “O cliente que fizer a compra em 48 parcelas vai pagar 43”, diz Herlander Zola, diretor comercial da Fiat.

Com carência oferecida pela empresa, as cinco primeiras parcelas a serem cobradas a partir de agosto serão bancadas pela fabricante. “É importante tentar criar atrativida­de que possibilit­e ao cliente que tem disponibil­idade e necessidad­e de adquirir um veículo neste momento a fazer o negócio em condições melhores”, afirma Zola. Chamado de “Forza 2021”, o plano oferece juros de 1,12% ao mês. Na opção de 36 parcelas, a taxa é de 0,99%.

Nos primeiros dez dias do mês, as vendas totais de automóveis e comerciais leves estão na faixa de mil unidades ao dia, quando normalment­e a média é de 10 mil a 12 mil. A previsão das fabricante­s é de vender no máximo 35 mil veículos neste mês, ante uma projeção de 220 mil antes da piora do cenário econômico em razão da covid-19. Todo o processo de compra pode online, explica Zola.

Na semana passada, a Jeep, outra marca do grupo FCA Fiat Chrysler, já tinha lançado ação propondo assumir o pagamento das oito primeiras parcelas dos SUVs Renegade e Compass.

A Hyundai vende seus modelos via Instagram, WhatsApp e Messenger, já que, por decisão dos governos estaduais, a maioria das revendas está funcionand­o só para serviços de manutenção. A marca colocou um grupo de vendedores em showrooms para atender e mostrar os carros por chamadas de vídeo. “Também temos um serviço para levar o veículo até o cliente para test-drive”, informa Jan Telecki, responsáve­l pela área de marketing da Hyundai.

De casa. A Ford criou um canal de atendiment­o chamado de “Compre Sem Sair de Casa”, que permite ao interessad­o fazer todo o processo de negociação, desde a procura até a decisão de compra sem precisar ir à revenda. “Percebemos que alguns clientes mantiveram suas compras e nosso canal oferece comodidade e conveniênc­ia”, diz o diretor de marketing e vendas, Antonio Baltar Jr.

No mês passado, a Ford foi a primeira a oferecer aos clientes a possibilid­ade de suspensão do pagamento das parcelas de financiame­ntos em andamento por três meses. Elas serão cobradas no final do contrato. A Volkswagen Financial Services (braço financeiro da montadora), permite ao cliente que está com as prestações em dia prorrogar o próximo pagamento em até dois meses, sem alteração no juro.

“É importante criar atrativida­de para o cliente que tem disponibil­idade e necessidad­e de adquirir um veículo neste momento.”

Herlander Zola

DIRETOR COMERCIAL DA FIAT

 ?? MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO - 25/5/2016 ?? Fábricas paradas. Mesmo com produção suspensa, estoques de carros estão elevados
MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO - 25/5/2016 Fábricas paradas. Mesmo com produção suspensa, estoques de carros estão elevados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil