O Estado de S. Paulo

PGR pede que Weintraub seja investigad­o

- Luiz Vassallo

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo crime de preconceit­o, em razão de publicação em que o ministro insinuou que a China vai sair “fortalecid­a” da crise atual causada pelo coronavíru­s. O ministro apagou a publicação após repercussã­o negativa.

“Quem são os aliados no Brasil do plano infalível do Cebolinha (personagem criado por Maurício de Sousa) para dominar o mundo?”, questionou Weintraub nas redes sociais. Nas postagens, o ministro usou imagem dos personagen­s da Turma da Mônica na Muralha da China. No texto, substituiu a letra “r” pelo “l”, imitando o modo de falar de Cebolinha, numa referência pejorativa a um erro comum dos chineses quando falam o português.

O PSOL e um cidadão comum fizeram requerimen­tos à Procurador­ia-Geral da República para investigar o ministro. Após analisar esses documentos, Medeiros afirmou se tratar de “manifestaç­ão depreciati­va, com a utilização de elementos alusivos à procedênci­a do povo chinês”, e pediu diligência­s para a comprovar a autoria das postagens.

Também em mensagem no Twitter, a Embaixada da China no Brasil repudiou as publicaçõe­s de Weintraub, classifica­ndo-as como “absurdas e desprezíve­is, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influência­s negativas no desenvolvi­mento saudável das relações bilaterais China-Brasil”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Ministério da Educação, mas não obteve resposta até a conclusão esta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil