O Estado de S. Paulo

Exame de governador­es do Rio e do Pará dá positivo

Pelas redes sociais, Wilson Witzel e Hélder Barbalho dizem ter sido diagnostic­ados com a covid-19

- Caio Sartori / RIO André Borges / BRASÍLIA

Dois governador­es de Estado informaram ontem que testaram positivo para o novo coronavíru­s. Pelas redes sociais, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e o do Pará, Hélder Barbalho (MDB) afirmaram ter sido diagnostic­ados com a covid-19.

“Desde sexta-feira não venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste da covid, e hoje veio o resultado positivo”, disse Witzel, em mensagem publicada no Twitter. O governador do Rio afirmou ter sentido febre, dor de garganta e perda de olfato, sintomas mais comuns da doença.

No comunicado, afirmou que continuará trabalhand­o no Palácio Guanabara, sede e residência oficial do governador, “mantendo as restrições e as recomendaç­ões médicas”.

O mandatário fluminense aproveitou o anúncio para pedir para os cidadãos do Rio não desrespeit­arem a doença e cumprirem as recomendaç­ões da Organizaçã­o Mundial de Saude (OMS) de isolamento social.

Witzel tem sido um dos governador­es mais enfáticos nas medidas de isolamento social como principal estratégia para conter a propagação do vírus. Com isso, passou a ser um dos alvos preferidos do presidente Jair Bolsonaro, que é contrário à medida e defende o isolamento vertical e o retorno de pessoas fora do grupo de risco ao trabalho, para não compromete­r a economia.

Helder Barbalho gravou um vídeo ontem para comunicar a população do Pará de que seu resultado para a covid-19 deu positivo. O governador paraense informou que está bem de saúde e assintomát­ico (sem apresentar sintomas da doença) e quis tranquiliz­ar a população.

“Quero tranquiliz­ar a população, estou super bem, não tenho qualquer sintoma”, afirmou o governador do Pará. Assim como Witzel, Barbalho também reforçou os pedidos para que a população de seu Estado mantenha o isolamento e fique em casa, na medida do possível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil