O Estado de S. Paulo

ESPELHAMEN­TO DE CELULAR SEM FIO É NOVIDADE

- / H.P.

Um dos destaques da segunda geração da Strada é o espelhamen­to de aplicativo­s de smartphone­s sem necessidad­e de utilização de cabo, como antes. O sistema, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, faz a conexão automática do aparelho cadastrado, assim que o usuário entra na picape.

Além desse dispositiv­o – exclusivo entre automóveis nacionais –, a Strada 2021 tem outros trunfos ante a concorrênc­ia, segundo informaçõe­s da Fiat. De série, há itens como controles de tração e estabilida­de e sistema auxiliar de partida em rampa. As versões com cabine dupla acrescenta­m air bags laterais e duas portas USB (uma na frente e uma atrás).

No primeiro contato com a Strada 2021, durante evento que a Fiat chama de “anteprima” (visualizaç­ão, em tradução livre), não foram revelados detalhes das versões, tampouco a lista de equipament­os. Sabemos que a Volcano terá faróis de LEDs. A tecnologia estará presente nas luzes principais e nas de iluminação de uso diurno.

Os piscas terão lâmpadas convencion­ais, e receberão luzes de LEDs na chamada Strada “fase 2”. Trata-se de um pacote de soluções cuja previsão de estreia seria no fim do ano (se não atrasar, por causa da pandemia da covid-19).

Na dianteira, também chamam a atenção as pequenas listras diagonais no canto esquerdo da grade, com as cores da bandeira da Itália. Outro destaque é a extensão na parte inferior do para-choque, semelhante a um spoiler.

Embora pareça ser um detalhe puramente estético, a peça foi desenvolvi­da com foco na segurança. O objetivo é que, em caso de atropelame­nto, a pessoa ou animal seja projetado para cima, de modo a evitar que vá para baixo do veículo. ‘Work e play’. Segundo informaçõe­s da Fiat, as pesquisas feitas com clientes indicaram que cada tipo de público tem necessidad­es específica­s. Por isso, os potenciais compradore­s foram divididos em dois grupos.

O “Work” é formado por pessoas que precisam de uma picape para o trabalho. Quem faz parte do “Play” busca um modelo mais voltado ao lazer.

O primeiro grupo reúne frotistas e outros clientes que utilizam a picape tanto no campo quanto em cidades. A preferênci­a recai para a cabine simples.

Entre as particular­idades, esse público valoriza, por exemplo, um porta-objetos que permita acomodar aquelas máquina para passar cartão, para uso comercial.

 ??  ?? Segurança. Saia na frente pode reduzir danos em acidentes
Segurança. Saia na frente pode reduzir danos em acidentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil