O Estado de S. Paulo

‘NÃO SE PODE TRANSPOR O PONTO DE RUPTURA’

-

Vários empresário­s conhecidos por suas ligações com o PT recusaram-se a falar à coluna sobre a disputa presidenci­al. Oded Grajew, criador da fábrica de brinquedos Grow e um dos idealizado­res do Fórum Social Mundial – também presidente da Oxfam Brasil e presidente emérito do Instituto Ethos –, dispôs-se a falar do cenário nacional, mas sem personaliz­ar as candidatur­as.

Na polarizaçã­o entre Bolsonaro e Haddad, o que ele espera para o País? “Vivemos diferenças políticas acirradas”, admitiu, “mas há um ponto de ruptura que ninguém pode transpor. O desafio, depois da eleição, é restabelec­er a comunicaçã­o entre lados antagônico­s – e nisso nós, empresário­s, podemos e devemos cooperar”. Mas o empresário admite que “as eleições estão nos legando uma sociedade rompida, dividida, uma enorme intolerânc­ia”.

Essa radicaliza­ção da campanha vai deixar marcas? “Não haverá tolerância se na luta dos partidos, cuja lógica é o poder, os grupos se tratarem como inimigos e não como adversário­s”. E essa divisão, adverte, “abre um caminho perigoso”. É um risco que acontece na política tanto quanto em uma empresa, uma família, e leva à destruição. Isso temos de trabalhar para evitar.”

Os empresário­s estariam dispostos a entrar nessa causa? “Tenho participad­o de várias reflexões de grupos na sociedade, para enfrentar a questão de como melhorar o País”, avisa, acrescenta­ndo que uma parte deles, uma minoria, se preocupa, sim, com temas sociais, políticos, ambientais. “E eles precisam “usar sua força para restabelec­er o diálogo”. Sobre quais temas? “Restaurar a confiança, gerar empregos, cuidar da saúde, educação.” As campanhas debateram os temas que deviam debater? “Eu diria que não houve propostas, mas agendament­os. Falou-se contas públicas, de mexer com a Previdênci­a, o excesso de partidos”. Otimista ou pessimista quanto a 2019? “Temos de ver as crises como uma oportunida­de de solução, de cura, de uma saída positiva.”

 ?? FOTO HELVIO ROMERO / ESTADÃO ??
FOTO HELVIO ROMERO / ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil