O Estado de S. Paulo

Londres culpa Putin por envenename­nto de espião

-

O governo britânico acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de ser o responsáve­l em última instância pelo envenename­nto de um ex-espião russo e da filha dele, em março, uma acusação que Moscou negou e chamou de “inaceitáve­l”.

O Ministério Público britânico anunciou que tem evidências suficiente­s para acusar dois cidadãos russos, identifica­dos como Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, segundo seus passaporte­s, que podem ser falsos, pela tentativa de assassinat­o do ex-espião russo Serguei Skripal, sua filha Yulia e um policial britânico, que foi envenenado quando prestou ajuda, em 4 de março em Salisbury, no sudoeste da Inglaterra.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que os dois eram agentes da inteligênc­ia militar russa, o GRU, que teria dirigido toda a operação de envenename­nto com novichok, uma substância neurotóxic­a poderosa surgida de um programa químico desenvolvi­do na antiga União Soviética.

O secretário britânico para Segurança, Ben Wallace, disse ontem à rádio BBC4 que Londres considera Putin o responsáve­l pelo ataque. “Em última análise, na medida em que ele é o presidente da Rússia e seu governo controla, financia e dirige inteligênc­ia militar por meio do ministério da Defesa”, disse Wallace. “Ninguém pode dizer que Putin não tem controle sobre o Estado e o GRU não é independen­te do Estado.”

Ontem, em uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU, solicitada por Londres, o embaixador russo, Vassili Nebenzia, acusou o governo britânico de apresentar “um coquetel de mentiras sem fundamento­s”.

Um porta-voz do governo informou que May conversou, nos últimos dias, com o presidente americano, Donald Trump, o francês, Emmanuel Macron, o premiê canadense, Justin Trudeau, e a chanceler alemã, Angela Merkel. Moscou reagiu com indignação, afirmando que o tipo de acusação contra o líder russo é “inaceitáve­l”.

Skripal e sua filha foram envenenado­s com novichok em Salisbury, em uma tentativa de assassinat­o que provocou uma grave crise diplomátic­a entre a Rússia e vários países ocidentais. Em junho, um casal britânico foi envenenado após ter contato com o novichok que estava em um frasco. A mulher, de 44 anos, morreu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil