O Estado de S. Paulo

De carro, pela Rota dos Sete Lagos

Passear dá fome, e Bariloche tem bons restaurant­es a preços convidativ­os, além de 26 cervejaria­s artesanais para o happy hour

-

Pegar estrada em um dia ensolarado ao som de Here Comes the Sun dos Beatles parece uma cena roteirizad­a para o cinema. A impressão é que o diretor pode gritar “corta” a qualquer momento, mas, nesse cenário, quem dita as regras somos nós. Foi assim, com jeitão de road movie, que começou minha jornada pelos primeiros quilômetro­s da Rota dos Sete Lagos.

Desde 2016, o trajeto de Bariloche a San Martin de los Andes é asfaltado, o que facilita para que os passeios possam ser feitos em um mesmo dia. A estrada sinuosa se estende por 110 quilômetro­s entre montanhas nevadas, lagos cristalino­s e densas florestas de pinheiros. Ou seja, as 10 horas de passeio se justificam.

A Rota 40 pode ser feita de carro, bicicleta (duração de 3 a 4 dias) ou em passeios agendados nas agências do centrinho. O preço médio é de R$ 150.

O percurso também pode ser iniciado a partir de Villa La Angostura (a 80 quilômetro­s de Bariloche), um recanto tranquilo, repleto de casinhas de madeira com ares de romance e ideal para quem quer esquiar sem grandes muvucas na charmosa estação de Cerro Bayo.

Surpresas. Os tais sete lagos que dão nome à rota são Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Espejo Grande e Correntoso, mas a verdade é que há outros pelo caminho. São muitas paradas para fotografá-los, sempre com um cenário diferente. E quando você acha que não pode se surpreende­r ainda mais, eis que surge um lago que parece um espelho, refletindo toda a paisagem ao redor, com uma imagem bucólica de um cordeiro cruzando a estrada ou a clássica imagem do inverno patagônico com neve nas pontas das árvores às margens dos lagos.

Tudo é calculado quando se está com um guia, e assim, chegamos a San Martin de los Andes para almoçar à beira do Lácar. Ficamos cerca de 2 horas por ali, tempo suficiente para comer e passear ao redor do lago. Há quem prefira passar uns dias esquiando em Chapelco, antes de retornar. E fica a dica: o roteiro também é uma delícia se feito no verão.

 ?? FOTOS JULIANA MEZZAROBA/ESTADÃO ?? Alegrias. Vista do Lago Correntoso; à dir., cerveja artesanal, truta recheada do Refúgio Berghof e o cheesecake de mexerica em forma de fruta no Quiven
FOTOS JULIANA MEZZAROBA/ESTADÃO Alegrias. Vista do Lago Correntoso; à dir., cerveja artesanal, truta recheada do Refúgio Berghof e o cheesecake de mexerica em forma de fruta no Quiven
 ??  ??
 ??  ??
 ?? EMPROTUR BARILOCHE ??
EMPROTUR BARILOCHE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil