O Estado de S. Paulo

Uribe desiste de renunciar ao Senado

-

O ex-presidente Álvaro Uribe, líder do partido do presidente eleito da Colômbia, Iván Duque, pediu ontem ao Senado que não vote sua renúncia, depois de anunciar na semana passada que deixaria o Congresso em razão de uma investigaç­ão penal.

Pelo Twitter, Uribe solicitou ao presidente do Senado, Ernesto Macías, integrante de seu partido, que “retenha e desconside­re” sua carta de renúncia.

O popular ex-presidente de direita (2002-2010) deu a entender que permanecer­á no Senado para que a investigaç­ão pelos supostos crimes de suborno e fraude processual continue com a Corte Suprema.

No dia 24, Uribe surpreende­u ao anunciar sua renúncia ao Congresso depois de ser vinculado formalment­e ao processo. A decisão da Corte Suprema, responsáve­l por julgar os congressis­tas, abalou o grupo que formará o próximo governo, a poucos dias da posse de Duque, sucessor político de Uribe, na terça-feira. Uribe, de 66 anos, tomou posse no dia 20, após receber a maior votação nas eleições legislativ­as de março.

A investigaç­ão está relacionad­a a um processo que o próprio Uribe moveu em 2012 contra o senador Iván Cepeda, do partido de esquerda Polo Democrátic­o Alternativ­o (PDA). O ex-presidente acusou Cepeda de usar provas falsas e tentar convencer ex-paramilita­res presos a prestar depoimento­s que o incriminas­sem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil