O Estado de S. Paulo

XV DE PIRACICABA USA VAQUINHA PARA NÃO ACABAR REBAIXADO

Clube precisa pagar dívida com time da Bulgária ou cairá para a Série A3

- Rene Moreira ESPECIAL PARA O ESTADO

OXV de Piracicaba está correndo atrás de patrocinad­ores e contando até com a ajuda de torcedores, que organizara­m uma “vaquinha’’, na tentativa de conseguir ¤ 50 mil (cerca de R$ 210 mil). Este valor terá de ser pago até o próximo dia 15 porque o clube foi condenado pela Fifa por um caso envolvendo o atacante Paulinho, ex- Flamengo, negociado pelo clube paulista ao Ludogorets, da Bulgária.

Caso não faça o depósito no prazo, o XV poderá perder pontos e ser rebaixado automatica­mente da Série A2 para a A3 do Campeonato Paulista. A diretoria do clube foi notificada oficialmen­te neste mês sobre a situação, a qual não cabe mais recurso, e, para conseguir o dinheiro, tem apelado até à prefeitura de Piracicaba.

Para chegar ao valor devido, foi levada em consideraç­ão a dívida que o clube parcelou e não cumpriu, além de multa e custas do processo.

Paulinho esteve vinculado ao XV de Piracicaba entre os anos de 2010 e 2013, mas em 2012 foi emprestado sem custos ao time búlgaro de onde retornou pouco depois alegando problemas. Mas foi o próprio Ludogorets que decidiu acionar a Fifa com o argumento de prejuízo no negócio, pois teria ocorrido “"violação essencial do contrato de trabalho’’.

A partir daí foi travada uma disputa entre os clubes, que culminou com o acordo para o pagamento do débito. O problema é que o XV dividiu em cinco vezes a dívida e quitou apenas uma das parcelas. Crise. O departamen­to jurídico do clube garante que continuam sendo buscados recursos para resolver a pendência e evitar a punição. Até a Câmara de Vereadores da cidade se juntou para ajudar o XV “que está em estado gravíssimo, na UTI’’, como definiu o vereador Capitão Gomes (PP) na sessão desta semana. Ele e outros parlamenta­res têm se reunido com empresário­s e entidades para pedir ajuda ao time local.

O vereador entende que esse é o momento de a cidade “abraçar’’ o XV, que é um dos maiores patrimônio­s de Piracicaba.

Apesar da grave situação financeira, que ficou ainda pior por causa desse processo na Fifa, o XV esteve bem próximo de voltar à elite do futebol paulista este ano. Fez boa campanha na Série A2 e chegou entre as quatro melhores equipes.

No entanto, na semifinal, acabou eliminado pelo Guarani, em duas partidas. Na primeira, no Barão de Serra Negra, houve empate sem gols. Na volta em Campinas, o Bugre venceu por 1 a 0.

Paulinho, que também foi condenado a pagar ¤ 21 mil (R$ 88 mil), está hoje ligado ao Vitória, da Bahia, mas a maior parte de seus direitos, 60%, pertencem ao Flamengo. Os outros 40% estão ligados a empresário­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil