O Estado de S. Paulo

PSB diz que Joaquim Barbosa assina filiação nesta sexta

Ex-ministro do Supremo deve entrar no partido sem certeza de que será candidato à Presidênci­a, afirma presidente da sigla

- Pedro Venceslau

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse ontem ao Estado que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se filiará ao partido nesta sexta-feira. “É provável que se filie ao partido na sexta. Já a candidatur­a dele à Presidênci­a é outro tema. É importante que ele se filie para depois maturarmos isso”, afirmou Siqueira.

A ideia de lançar Barbosa na disputa pelo Palácio do Planalto é defendida com entusiasmo pela bancada da legenda na Câmara dos Deputados, mas sofre resistênci­as de alas da sigla.

Aliado do governador de São Paulo e pré-candidato a presidente, Geraldo Alckmin (PSDB), o vice-governador e pré-candidato a governador, Márcio França (PSB), é um dos que se opõem à ideia.

Com Barbosa na disputa, França teria dificuldad­e em fazer campanha para o tucano e seria obrigado a abrir seu palanque eletrônico na TV para o expresiden­te do Supremo.

Resistênci­a. O vice-governador paulista esteve recentemen­te com Barbosa e o deputado federal Alessandro Molon (RJ), recém-filiado ao PSB. “Eu não trataria isso (a candidatur­a do ex-ministro) como uma coisa certa. Não senti essa convicção. Ele está disposto a se filiar ao PSB, mas não senti a mesma disposição para uma candidatur­a, muito menos a presidente. Ele está disposto a participar”, disse França.

Uma possibilid­ade ventilada pelo PSB é lançar Joaquim Barbosa como candidato a governador ou senador no Rio de Janeiro. “Ele tem um história linda de vida. É bom tê-lo no partido. Não me oponho ao Joaquim, mas defendo o Alckmin”, afirmou França.

O PSB de Pernambuco também não aprova a estratégia de lançar um candidato próprio à Presidênci­a. Filiado à sigla, o governador Paulo Câmara vai disputar a reeleição e tenta aproximaçã­o com o PT, que ensaia lançar ao governo a vereadora do Recife Marília Arraes.

Apesar das resistênci­as das alas pernambuca­na e paulista, a bancada do PSB na Câmara acredita que, uma vez filiado, Barbosa tem potencial de se tornar um candidato natural após a divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto com o nome dele. Pesquisas internas apontariam essa tendência.

 ?? ED FERREIRA/ESTADÃO - 13/10/2014 ?? Presidente. Carlos Siqueira, do PSB, aguarda Barbosa
ED FERREIRA/ESTADÃO - 13/10/2014 Presidente. Carlos Siqueira, do PSB, aguarda Barbosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil