O Estado de S. Paulo

Aliado de Temer é eleito presidente da CCJ da Câmara

Deputado de primeiro mandato, Daniel Vilela (GO) vai comandar colegiado por um ano; vice também é do MDB

- Isadora Peron

O deputado Daniel Vilela (MDB-GO) foi eleito ontem presidente da Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) da Câmara. Responsáve­l por avaliar aspectos técnicos e jurídicos das peças que tramitam na Casa, o colegiado é o ponto de partida da análise de uma eventual terceira denúncia contra o presidente Michel Temer.

Vilela foi eleito com 51 votos a favor e 2 contra. Para a vice-presidênci­a, foi escolhido outro nome do MDB, José Priante (PA).

Após a eleição, o deputado afirmou que, apesar de ser do partido de Temer e ter votado a favor do presidente nas duas denúncias, se considera da base do governo, mas “independen­te”. “Faço parte do partido do presidente e obviamente que integro a sua base, mas me sinto independen­te para promover os debates necessário­s e ter uma atuação aqui que seja pertinente aos desejos dos brasileiro­s”, disse.

Filho do ex-governador Maguito Vilela, o deputado, que está em seu primeiro mandato na Câmara, votou pelo arquivamen­to das duas denúncias contra Temer.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o risco da terceira denúncia contra Temer fez o governo reavaliar a indicação de Vilela ao comando da CCJ. O deputado, que está em seu primeiro mandato na Câmara, deve disputar o governo de Goiás e, por isso, havia receio do governo de ele ficar mais suscetível à pressão por ser candidato.

Ontem, Vilela disse não se preocupar com eventuais pressões externas, porque vai ter uma atuação mais de “magistrado, de condução do debate e da votação”. O deputado também afirmou que, em caso de uma terceira denúncia, vai seguir “as regras e os ritos” definidos pelo colegiado no ano passado, quando Temer foi alvo das outras duas denúncias.

 ?? ALEX FERREIRA / AGENCIA CAMARA - 29/3/2017 ?? Eleito. Daniel Vilela é escolhido para presidir comissão
ALEX FERREIRA / AGENCIA CAMARA - 29/3/2017 Eleito. Daniel Vilela é escolhido para presidir comissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil