O Estado de S. Paulo

Mercedes-Benz vai produzir aos sábados

- / C.S.

Com parte da produção do primeiro trimestre de 2018 já vendida e a esperada continuida­de da recuperaçã­o das vendas, a Mercedes-Benz acertou com os trabalhado­res da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, trabalho extra em dois sábados por mês até abril.

As férias coletivas de fim de ano serão de 16 dias (ante 23 dias no ano passado) e, após três anos, a empresa voltou a contratar aprendizes que encerraram curso profission­alizante.

“Em janeiro, 86 aprendizes serão efetivados”, disse ontem o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer. Se o mercado seguir em ritmo de recuperaçã­o, a empresa poderá avaliar, no próximo ano, a volta do segundo turno de trabalho (suspenso em 2015) e possíveis contrataçõ­es. Nos últimos quatro anos, a fabricante de caminhões e ônibus eliminou mais de 5 mil vagas e hoje emprega 7 mil pessoas no ABC e 700 em Juiz de Fora (MG). O grupo deve encerrar o ano com vendas de 14,5 mil caminhões e 6 mil ônibus, números próximos aos de 2016, mas espera alta significat­iva em 2018. Para o mercado total, a projeção é de cresciment­o de 30% nas vendas de caminhões e de 15% nas de ônibus. As exportaçõe­s da Mercedes-Benz cresceram 34% (14 mil unidades). Já na fábrica de automóveis em Iracemápol­is (SP), o cenário é de apreensão com a possibilid­ade da suspensão de incentivos fiscais dados no Inovar-Auto. “Precisamos de um tempo para adaptação, pois do contrário ficará mais caro produzir localmente do que importar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil