O Estado de S. Paulo

Manobra de cartolas enfraquece a voz dos atletas no COB

Dirigentes mudam texto e reduzem de 12 para 5 os votos da classe nas assembleia­s da entidade; novo estatuto é aprovado

- Marcio Dolzan / RIO

Dirigentes de 15 confederaç­ões esportivas derrubaram uma das principais mudanças previstas para o novo estatuto do Comitê Olímpico do Brasil (COB), aprovado ontem em Assembleia Geral. Com direito à impugnação de um voto contrário, eles determinar­am que os atletas terão direito a apenas cinco votos nas assembleia­s do comitê a partir de agora. O texto que foi à votação previa 12. O caso poderá acabar na Justiça.

A proposta de redução de 12 para cinco partiu do presidente da Confederaç­ão Brasileira de Tiro Esportivo, Durval Balen, e ganhou apoio de metade dos 30 presentes à votação. O desempate veio a partir da anulação do voto do presidente Eduardo Mufarej, da Confederaç­ão Brasileira de Rugby (CBRu).

O dirigente precisou deixar a assembleia mais cedo, mas antes de sair declarou seu voto – com pedido de registro em ata – em favor do aumento para 12 atletas nas assembleia­s. Quando a proposta foi à votação, houve empate em 15 a 15. Com isso, o presidente da Confederaç­ão Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, que queria cinco atletas, defendeu a impugnação do voto de Mufarej. Outros 14 favoráveis à menor representa­tividade fizeram o mesmo.

Além dos dirigentes do tênis de mesa e do tiro esportivo, votaram contra o aumento os dirigentes das confederaç­ões de boxe, canoagem, ciclismo, ginástica, handebol, levantamen­to de peso, pentatlo moderno, remo, taekwondo, tênis, tiro com arco, vôlei e luta olímpica.

A mudança frustrou membros da comissão estatuinte. “Obviamente não foi o que a classe gostaria, que era um terço de participaç­ão”, disse o judoca Tiago Camilo. “Eu tinha direito a apenas um voto. O que a gente quer é justamente que seja mais democrátic­o.”

No início da noite, a organizaçã­o Atletas pelo Brasil divulgou nota em que também criticou a decisão, que classifico­u como “uma manobra”. Segundo a entidade, a votação no COB demonstrou “que o espírito autoritári­o segue vivo em parte das confederaç­ões” olímpicas.

A CBRu, por sua vez, informou que vai notificar o COB para validar seu voto e, caso não consiga, tomará “medidas administra­tivas e judiciais para tornar válido seu direito de voto”.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO ?? Tudo igual. Dirigentes surpreende­m e alteram estatuto
WILTON JUNIOR/ESTADÃO Tudo igual. Dirigentes surpreende­m e alteram estatuto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil