O Estado de S. Paulo

Mercado financeiro amplia otimismo com Ibovespa

-

O mercado financeiro ampliou o otimismo sobre o desempenho do Ibovespa na semana que vem, mostra o Termômetro Broadcast Bolsa, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte. Entre 38 participan­tes, 68,42% esperam alta para o índice, enquanto 15,79% do total esperam estabilida­de e outros 15,79%, baixa. O levantamen­to refere-se ao período entre 21 e 24 de novembro.

No levantamen­to anterior, a fatia dos que viam avanço da Bolsa nesta semana era de 57,14%; 28,57% dos participan­tes tinham expectativ­a de estabilida­de e 14,29%, de queda. O Ibovespa teve alta de 1,76% esta semana.

A exemplo desta, a próxima semana também será mais curta. Em razão do feriado da Consciênci­a Negra em algumas cidades brasileira­s, incluindo São Paulo e Rio, o mercado local estará fechado na segunda-feira. O segmento de ações retorna na terça-feira, quando haverá na Bolsa exercício de opções sobre ações. Na quintafeir­a, os Estados Unidos celebram o Dia de Ação de Graças e não haverá negócios em Wall Street.

No Brasil, os investidor­es retomam o foco na reforma da Previdênci­a, na expectativ­a pelo texto do relator Arthur Maia (PPS-BA). Ele trabalha para construir uma emenda aglutinati­va a ser apresentad­a no plenário da Câmara dos Deputados.

Nos EUA, as atenções seguem concentrad­as na reforma tributária, após aprovação na comissão de Finanças do Senado.

A agenda de eventos e indicadore­s no Brasil é relevante, com destaque para o IPCA-15 de novembro na quinta-feira e, sem data definida, devem ser divulgados os dados da arrecadaçã­o federal e do Caged, ambos de outubro. Nos EUA, haverá discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, na terçafeira, e, na quarta, divulgação da ata da última reunião do Fed.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil