O Estado de S. Paulo

CIA acusa Putin de autorizar ciberataqu­es

Em entrevista, presidente Barack Obama promete retaliação dos EUA às ações de Moscou

-

Integrante­s do governo dos EUA acusaram ontem o presidente russo, Vladimir Putin, de envolvimen­to pessoal na autorizaçã­o de ciberataqu­es durante a campanha eleitoral para se vingar da ex-candidata à presidênci­a Hillary Clinton. A declaração foi dada por dois altos funcionári­os da inteligênc­ia americana, sob anonimato, à rede NBC.

Segundo eles, Putin deu instruções diretas sobre como filtrar e usar a informação hackeada de computador­es da Convenção Nacional Democrata para atingir Hillary. A candidata foi derrotada pelo republican­o Donald Trump.

A Casa Branca também sugeriu que Putin sabia e esteve envolvido na estratégia de ataques cibernétic­os. “Em última instância, Putin é o responsáve­l pelas ações do governo russo”, afirmou o assessor adjunto de Segurança Nacional do governo, Ben Rhodes.

Em entrevista à rádio pública NPR, o presidente Barack Obama prometeu retaliar. “Quando um outro país tenta influencia­r a integridad­e de nossas eleições, precisamos tomar uma atitude. E tomaremos, quando e como acharmos melhor”, disse Demora o presidente.

No fim de semana, o jornal Washington Post revelou que a CIA atribuía à Rússia a invasão de e-mails de indivíduos e insti- tuições americanas com o objetivo de influencia­r a eleição em favor de Trump. Segundo a NBC, Putin jamais perdoou Hillary por questionar, quando era secretária de Estado, a integridad­e das eleições parlamenta­res de 2011 na Rússia.

Reação. Trump considera “ridícula” a acusação de que a Rússia está por trás dos ciberataqu­es. Ontem, pelo Twitter, ele voltou a expressar dúvidas a respeito do papel da Rússia nos ataques a partidos políticos – os republican­os também foram alvo – e indivíduos americanos. Ele também questionou a Casa Branca por não ter agido antes e somente responder aos supostos ataques depois que Hillary perdeu a eleição.

Ainda em outubro, Washington acusou a Rússia formal- mente por ciberataqu­es contra organizaçõ­es políticas dos EUA. O presidente Barack Obama disse ter alertado Putin sobre as consequênc­ias. O Kremlin negou a acusação dos funcionári­os de inteligênc­ia e o porta-voz de Putin, Dimitri Peskov, qualificou as informaçõe­s de “absurdo cômico”

Em uma decisão que aumentou a controvérs­ia sobre seu gabinete, Trump escolheu para chefiar a diplomacia Rex Tillerson, CEO da ExxonMobil próximo a Putin, o que contrariou parte da base republican­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil