O Estado de S. Paulo

Acidente de trem em New Jersey mata advogada brasileira e fere mais de 100

-

A advogada brasileira Fabíola Bittar de Kroon, de 34 anos, morreu ontem em um acidente de trem na plataforma Hoboken, em New Jersey. A vítima aguardava na estação quando a composição, repleta de passageiro­s, se chocou com a plataforma, na hora do rush, matando Fabiola e ferindo mais de 100 outras pessoas. Fabíola foi atingida por destroços da estrutura.

Mãe de uma menina de 1 ano, a brasileira havia se mudado com a família para os EUA no início do ano e da Flórida para New Jersey em agosto. A empresa para a qual ela trabalhou entre 2013 e janeiro, a SAP, divulgou ontem uma nota lamentando a morte e afirmando que ela deixara o emprego no Brasil no início do ano (mais informaçõe­s nesta página). O porta-voz da empresa, Andy Kendzie, afirmou que a SAP estava “abalada pela notícia” e ofereceu condolênci­as à família.

Sueli Bittar, mãe de Fabíola, disse ao jornal New York Post acreditar que a filha estava na estação porque tinha saído para procurar um apartament­o mais próximo de Nova York e com escola nas vizinhança­s para Jú- lia, a filha de 1 ano. Sueli disse que recebeu por telefone a notícia do genro, que é holandês.

Colisão. O Departamen­to de Estado dos EUA confirmou ao Consulado do Brasil em Nova York a identidade da brasileira e informou que ela estava no país com visto de estudante (Fabíola fazia mestrado na Flórida).

Um funcionári­o de trânsito de New Jersey, Michael Larson, disse que o trem colidiu com um bloco de concreto na entrada da estação. A força do impacto fez com que o trem saísse dos trilhos e colidisse com o teto do terminal, provocando grande destruição nas instalaçõe­s.

O trem vinha de Spring Valley, no Estado de Nova York. O acidente ocorreu às 8h45 locais (9h45 em Brasília). A estação é usada por muitos que vão de New Jersey para Manhattan, em Nova York.

Segundo testemunha­s, o comboio não freou e colidiu contra uma área entre a plataforma e o embarque de passageiro­s. “Ele simplesmen­te não parou”, disse uma das testemunha­s. “Veio direto contra as barreiras de proteção.”

“Voamos sobre o bloco no fim da via. Depois pânico. Havia gente tentando quebrar as janelas para sair do trem”, disse Jim Finan, que estava em um dos vagões. “Quem viajava de pé saiu voando. Vi muitas pessoas com ferimentos na cabeça e cortes.”

O governador de New Jersey, Chris Christie, declarou que não há indicações de que o ocorrido tenha sido algo além de um acidente. “A única coisa que sabemos é que obviamente este trem estava viajando a uma velocidade razoavelme­nte alta”, disse Christie.

 ?? William Sun via AP) ?? Danos. Colisão destruiu parte da estação de Hoboken
William Sun via AP) Danos. Colisão destruiu parte da estação de Hoboken
 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil