O Estado de S. Paulo

‘Dobradinha’ entre Marta e Doria marca debate final

Líder nas pesquisas, tucano é atacado por Erundina, mas troca gentilezas com candidata do PMDB, que disputa com Russomanno e Haddad vaga no 2º turno

- Ricardo Galhardo Pedro Venceslau Valmar Hupsel Filho Marianna Holanda Julianna Granjeia

sem citá-lo nominalmen­te.

“Na atual gestão, a Prefeitura virou as costas para a periferia. Não entregou o que prometeu. Dos 20 CEUs (Centros Educaciona­is Unificados), entregou um, das 49 UBS (Unidades Básicas de Saúde), entregou muito menos. Qual é a sua proposta para a periferia?”, questionou a peemedebis­ta. “A Prefeitura prometeu muito e cumpriu pouco. Deixou a desejar. Não é justo que mais de 500 mil pessoas estejam esperando por exames. Não é razoável que mais de 103 mil crianças estejam fora das creches”, respondeu Doria.

Marta então emendou prometendo: “Vamos entregar muito do que foi prometido pela gestão anterior”. “Vamos entregar 14 CEUs (criados na gestão Marta).” O tucano encerrou a sequência exaltando o CEU. “Considero o CEU um bom programa, que você iniciou e o prefeito Haddad tentou ampliar, mas não conseguiu.”

Ao fim do debate, o tucano negou a “dobradinha”. “Não teve entendimen­to prévio entre mim e a Marta. A disputa dela é com Haddad e Russomanno.”

Para o petista, a estratégia é tirá-lo do segundo turno. “Talvez Doria não queira me enfrentar no segundo turno”, disse.

Em seguida, Russomanno perguntou para Erundina sobre políticas para pessoas com deficiênci­a. Ela aproveitou a deixa para criticar contra Doria, que na campanha disse que acabaria com a secretaria do setor, mas depois recuou. “Sabemos que grupos especiais precisam de uma atenção especial. Tem outro candidato entre nós aqui que ameaçou acabar com a secretaria que existe de atenção ao segmento de pessoas com deficiênci­a. Isso é um retrocesso, O que eles disseram

As peças de vestuário e os acessórios vermelhos praticamen­te sumiram do debate de ontem da TV Globo. Eles, que marcaram época nos tempos em que o PT foi quase hegemônico na política, deram lugar às roupas em tons de azul marinho e de preto. Marta Suplicy, que durante décadas envergou os terninhos vermelhos do ‘dress code’ petista, ontem escolheu um azul marinho. Luiza Erundina, sempre sóbria, outra ex-petista, estava com tons escuros. Russomanno, Haddad e Major Olímpio também apostaram na sobriedade. uma insensibil­idade.”

Nacionaliz­ação. Na estratégia de nacionaliz­ar o debate, Erundina mais uma vez tentou colar em Marta a gestão do presidente Michel Temer. “O presidente ilegítimo, o seu presidente, editou uma medida provisória modificand­o o ensino médio no País, alternando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso mediante uma medida provisória, sem nenhum debate. O que acha?”, questionou.

Marta fez uma defesa discreta de Temer, mas criticou a medida de forma pontual. Nas últimas semanas, a campanha da senadora identifico­u que a estratégia do PT de colar nela a administra­ção federal surtiu efeito. “Acredito que podia ser mais debatido popularmen­te. Em linhas gerais é uma medida interessan­te porque diminui o número de cadeiras que os alunos vão ter acesso.” Erundina seguiu batendo na mesma tecla e reclamou da extinção de disciplina­s como Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física. “Isso vai empobrecer o ensino.”

A senadora então recuou e gaguejou na resposta. “Concordo com parte do que você colocou. Várias coisas que foram eliminadas vão ter de ser repensadas.”

No último bloco as duas expetistas voltaram a se enfrentar quando Erundina culpou as medidas econômicas do governo Temer pela crise e Marta rebateu dizendo que a responsabi­lidade é do governo da presidente cassada Dilma Rousseff (PT). No final Haddad e Russomanno fizeram um debate direto tendo como tema os aplicativo­s de transporte tipo Uber. No início da campanha Russomanno chegou a dizer que proibiria o aplicativo mas depois recuou.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO ?? Encontro. Doria, Russomanno, Haddad, Erundina, Marta e Major Olimpio participar­am ontem de último debate, na Globo
DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO Encontro. Doria, Russomanno, Haddad, Erundina, Marta e Major Olimpio participar­am ontem de último debate, na Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil