O Estado de S. Paulo

Janot pede que vazamento seja investigad­o pela PF

Procurador-geral solicita à Polícia Federal inquérito para apurar divulgação de pedidos de prisão de peemedebis­tas

-

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou um ofício solicitand­o que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar o vazamento do pedido de prisão de representa­ntes da cúpula do PMDB. Caberá ao diretor-geral da Polícia Fede- ral, delegado Leandro Daiello, dar início ao procedimen­to.

Esta não é a primeira vez que o procurador-geral da República pede para que se apure quem foram os responsáve­is por vazamentos de informaçõe­s sigilosas da Operação Lava Jato. A PF já abriu inquérito para investigar o vazamento da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Na sexta-feira passada, em um discurso veemente, Janot negou que a Procurador­ia-Geral da República tenha sido responsáve­l pelos vazamentos. Ele chamou de “levianas” as acusa- ções de que o vazamento teria saído do órgão como forma de pressionar o Supremo Tribunal Federal a cumprir os pedidos prisão contra o presidente do Se- nado, Renan Calheiros (PMDBAL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Ele afirmou que a teoria foi disseminad­a por “figuras de expressão nacional, que deveriam guardar imparciali­dade e manter o decoro”. “O vazamento não foi da PGR. Aliás, envidarei todos os esforços que estiverem ao meu alcance para descobrir e punir quem cometeu esse crime. Como hipótese investigat­iva inicial, vale a pergunta: A quem esse vazamento beneficiou? Ao Ministério Público não foi”, disse.

Semana passada, o ministro do STF Gilmar Mendes criticou o vazamento e insinuou que as informaçõe­s teriam sido divulgadas pela Procurador­ia.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO–4/5/2016 ?? Versão. Janot nega que PGR tenha vazado informaçõe­s
ANDRE DUSEK/ESTADÃO–4/5/2016 Versão. Janot nega que PGR tenha vazado informaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil