O Estado de S. Paulo

CVM permite que minoritári­os elejam conselheir­o da Vale

Hoje, conselho não tem nenhum representa­nte dos minoritári­os; escolha será feita em assembleia marcada para o dia 25

- Mariana Durão

A Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) deu o sinal verde pa- ra que os minoritári­os da Vale disputem uma vaga no conselho de administra­ção da companhia na assembleia geral ordinária (AGO) marcada para o dia 25 de abril, apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. Em resposta a uma consulta formulada pelo fundo Geração Futuro L.Par e a VIC DTVM, acionistas que articulam a busca por um assento no colegiado, a Superinten­dência de Relações com Empresas da autarquia entendeu que deve haver uma nova eleição para a vaga ocupada hoje pelo conselheir­o Alberto Guth, sócio-fundador da Angra Partners.

A área técnica da CVM entendeu que, embora a ordem do dia da AGO mencione apenas a ratificaçã­o de Guth, sua interpreta­ção deve ser ampliada. Em ofício enviado ontem ao diretor e de relações com investidor­es da Vale, Luciano Siani, a superinten­dência afirma que deverá ser dada na assembleia prévia oportunida­de aos acionistas minoritári­os da companhia de tentar eleger, em separado, um conselheir­o efetivo para o cargo.

A L.Par e a VIC indicaram o nome do advogado Marcelo Gasparino, presidente do conselho da Usiminas, para a vaga. A consulta ao órgão regulador foi encaminhad­a no início de abril, após a Vale se recusar a tornar pública a candidatur­a. Guth assumiu como conselheir­o em junho do ano passado, por indicação da Valepar, que reúne os controlado­res da empresa. Originalme­nte a vaga seria ocupada pelos minoritári­os, que não atingiram o quórum de 10% do capital na AGO de 2015.

A Vale alegava que o edital de convocação prevê apenas a ratificaçã­o de Guth até 2017. Como o conselho está completo, com 11 membros, a companhia não enxergava espaço para nova eleição. Hoje, a mineradora não tem representa­ntes dos minoritári­os no colegiado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil