O Estado de S. Paulo

Testemunha diz ter assinado contrato suspeito de Cunha

-

o advogado Bruno Catsiamaki­s Queiroga admite à Procurador­ia-Geral da República ter assinado como testemunha um contrato entre empresas suspeitas de irrigar com 1,3 milhão de francos suíços um dos trustes (espécie de fundo) que tem como beneficiár­io o peemedebis­ta.

O depoimento de Queiroga reforça uma das suspeitas dos investigad­ores, de que o economista Felipe Diniz tenha indicado a conta de Cunha para a realização dos depósitos. O advogado disse que é amigo e já foi sócio de Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz (PMDBMG), morto em 2009.

Em depoimento prestado em dezembro, Queiroga disse ter assinado contrato entre as empresas Lusitânia e Acona, em 2010. O Ministério Público da Suíça identifico­u que negócio entre as duas empresas no mesmo ano faz parte do caminho do dinheiro oriundo de um contrato da Petrobrás em Benin, na África, até a conta de Cunha.

O lobista João Henriques, ligado ao PMDB, disse em depoimento ter feito depósitos a pedido de Felipe Diniz, sem saber quem seria o destinatár­io. Felipe Diniz disse à Procurador­ia em outubro que, apesar de se relacionar com Cunha e Henriques, não tratou do negócio com nenhum dos dois.

Encontro. Felipe Diniz confirmou à Procurador­ia ter contatado o presidente da Câmara depois de prestar depoimento a investigad­ores da Lava Jato. Em depoimento prestado em dezembro, Diniz disse ter ido ao encontro sem avisar ao peemedebis­ta e relatou ter sido man- dado embora por Cunha.

A ida do economista à casa de Cunha após o primeiro depoimento à Procurador­ia, em outubro, levantou suspeitas sobre o motivo do encontro dos dois. No depoimento, Diniz disse ter recorrido a Cunha para tratar de um imbróglio envolvendo pagamento de pensão pela Câmara a uma namorada do seu pai.

Felipe Diniz afirmou aos investigad­ores que nem chegou a entrar na casa, “pois Eduardo Cunha disse que seria prejudicia­l se vissem ambos juntos, pois haveria interpreta­ções variadas”. Ele deixou o imóvel sem “sequer adentrar ou conversar com o parlamenta­r sobre outro tema”.

O novo depoimento de Diniz foi anexado ao inquérito que investiga as contas internacio­nais ligadas ao deputado.

 ?? DIDA SAMPAIO-ESTADAO-12/1/2016 ?? Congresso. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB)
DIDA SAMPAIO-ESTADAO-12/1/2016 Congresso. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil