O Dia

Sai hoje a campeã no Carnaval do Rio

-

dadas pelos cinco julgadores. A apuração definirá também as duas escolas do Grupo Especial que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e a campeã do Acesso, que subirá para o Especial em 2021.

Caso aconteça empate de notas ao término dos nove quesitos da apuração, o desempate só será considerad­o na disputa da primeira posição e o critério para definir a campeã seguirá a ordem inversa à sorteada para leitura dos quesitos (serão comparadas as notas de um mesmo quesito, até que ocorra o desempate). Persistind­o o empate, prevalecer­á a escola com mais notas dez. O próximo passo é comparar as maiores notas de 9,9 para baixo — caso todas sigam iguais, a classifica­ção se dará por sorteio.

ÁGUIA VOA ALTO EM SAMPA

A Águia de Ouro é a escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo. O título inédito, no Grupo Especial, foi ganho com o enredo “O Poder do Saber - Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, sobre a evolução do conhecimen­to humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs. Trata-se de uma homenagem ao educador Paulo Freire, reconhecid­o mundialmen­te como uma das mais relevantes referência­s na educação contemporâ­nea e afrontado pelo bolsonaris­mo, que o elegeu como ‘inimigo’, desmerecen­do seu imenso valor.

A apuração, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, foi emocionant­e. O título só foi decidido no último quesito (bateria) e a Águia de Ouro somou 269,9 pontos, faturando o troféu com um décimo de vantagem sobre a Mancha Verde (269,8) e dois sobre Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tatuapé (269,7). Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas ao grupo de acesso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil