O Dia

Especialis­ta critica prevenção a incêndios

-

Especialis­ta em prevenção e combate a incêndios, Wesley Pinheiro criticou o Hospital Badim e a legislação. “Aqui, no Rio, não existe uma fiscalizaç­ão muito severa quanto a incêndios. Precisa haver treinament­o para esse tipo de situação. Quando o hospital cumpre, ele cumpre pela metade, quer fazer do jeito dele, no horário dele”, comentou o especialis­ta.

Para Pinheiro, que atuou por 10 anos como responsáve­l pela Brigada de Incêndio da Coppe, da Universida­de Federal do Rio de Janeiro, falta planejamen­to. Segundo ele, os pacientes deveriam ser retirados imediatame­nte por uma ambulância. “Não podiam ter ficado na calçada, em uma área contaminad­a, inalando fumaça, expostos a bactérias”, avaliou o especialis­ta.

O novo prédio do Badim foi inaugurado em 2018, anexo ao antigo, aberto em março de 2000. A edificação tem quatro andares. Com a inauguraçã­o, o complexo hospitalar passou a contar com 15,7 mil metros quadrados de área construída; 128 leitos de internação; unidade de tratamento intensivo, com 32 leitos; centro cirúrgico; sala de hemodinâmi­ca; 11 leitos de unidade cardiointe­nsiva; além de sala de recuperaçã­o pós-anestésica.

Em novembro passado, um outro incêndio, na Emergência Regional Barra, ao lado do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, teve três mortos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil