O Dia

PADRE LOTA IGREJA NA ZONA SUL COM RITUAIS DE EXORCISMO

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Otom de voz é daqueles suaves e esperanços­os, que trazem paz ao coração. Mas, ao mesmo tempo, cheio de firmeza e com timbre imperativo. Assim, admirado por fiéis que lotam a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, padre Geovane Ferreira Silva, de 41 anos, reza a oração de exorcismo: “Eu te esconjuro, todo e qualquer espírito imundo, todo e qualquer poder das trevas, todo ataque do adversário infernal”, diz ele, num trecho.

Toda segunda quarta-feira do mês, depois da missa das 20h, em homenagem a São Miguel Arcanjo, o chamado ritual de “exorcismo menor” atrai centenas de fiéis em busca de cura e libertação. A cerimônia adentra a madrugada e gera curiosidad­e de quem já ouviu histórias típicas de Sexta-Feira 13.

“A missa é muito bonita. No ritual do exorcismo, uma moça do meu lado desmaiou, então eu não consegui me concentrar. Vale a pena. É muito diferente”, relatou o advogado Daniel Chedier, 27 anos, que foi pela primeira vez anteontem. “Fico com o coração palpitando e uma sensação de paz e tranquilid­ade muito forte. Tem pessoas que repousam no momento do exorcismo. Já vi pessoas falando em línguas e fiquei impression­ada”, contou a advogada Patrícia Elael, 25, que já frequentav­a.

A missa é quase toda canta

da e repleta de mensagens motivadora­s. Os fiéis que não conseguem lugar para sentar assistem de pé nas laterais e nos fundos do templo, construído em 1872. No fim da celebração, o padre explica que o ritual que será realizado não é o “exorcismo solene”, que, segundo ele, ocorre de maneira privada e agendada, para pessoas que passam por situações graves de possessão demoníaca.

“Aqui nós fazemos as orações do exorcismo de São Miguel e os outros exorcismos menores, permitidos pela igreja, pedindo que aquelas pessoas que estão vivendo uma ação ordinária do demônio sejam livres. Ou pedindo a cura, a libertação e a transforma­ção”, ressalta. “A ação ordinária do demônio está presente na vida de todos. É o que chamamos opressão. O que necessita de exorcismo solene é a ação extraordin­ária do mal”.

Após 20 minutos de orações e cânticos a São Miguel, o pároco convida todos a participar­em de uma imposição de mãos com breve oração individual em local mais reservado do templo. É nessa hora que manifestaç­ões sobrenatur­ais costumam ocorrer.

Fui diagnostic­ado com câncer no intestino e, depois, uma biópsia deu inconclusi­va seis vezes. Eu já participav­a da missa de São Miguel ANDRÉ FERNANDES, estudante

Foi uma experiênci­a muito boa. Eu saí da igreja mais leve e com meu coração repleto de amor para doar ANA CLARA DAS CHAGAS, técnica de enfermagem

 ?? FOTOS DE LUCIANO BELFORD ?? Padre Geovane: oração em tom imperativo, mas esperanços­o
FOTOS DE LUCIANO BELFORD Padre Geovane: oração em tom imperativo, mas esperanços­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil