O Dia

Que o ídolo do futebol romeno, o brasileiro Eric de Oliveira, foi destaque em 2003 por Nova Iguaçu

-

de destaque nos amistosos”, avisa a superinten­dente de Esportes, Jakeline Saldanha.

MAGÉ

Esta será a maior delegação da cidade na história dos Jogos. São 348 atletas, que disputam todas as modalidade­s. O município do craque Garrincha traz no futebol a maior esperança e se destaca a cada ano. Em 2017, ficou com o sexto lugar geral e no ano passado conquistou a quarta colocação. “A meta é ficar entre os três primeiros”, projeta a secretário de Esportes, Wagner Rosa.

GUAPIMIRIM

A parceria com as escolas foi a principal arma para a preparação dos atletas. Com participaç­ão em todas as modalidade­s, o destaque do município é o trabalho de inclusão realizado junto à equipe de natação, que contará com dois atletas portadores de autismo. Esta é a primeira vez que a delegação terá integrante­s com alguma deficiênci­a. “A promessa é de uma disputa acirrada. Vamos pra cima”, avisa a coordenado­ra de Esportes, Mônica Rangel.

JAPERI

As principais apostas de Japeri estão no xadrez, que passou por uma reformulaç­ão na equipe e conta com um professor especialis­ta desde o início do ano. As expectativ­as também estão voltadas para o futebol sub-17, modalidade vencida uma vez pelo município. “A preparação foi feita em conjunto com as escolas e foi bastante produtiva”, diz Fernando Antônio dos Santos, diretor de Esportes de Japeri.

MESQUITA

A aposta está no coletivo. O município entrará com força máxima nos Jogos. Seu grande trunfo são os integrante­s das comissões técnicas, que trazem bastante experiênci­a às equipes. “Vamos com tudo. Nos dedicamos muito e tenho certeza que vamos buscar os primeiros lugares”, afirma o gerente de Esportes, Carlos Augusto.

CAXIAS

Maior vencedor da história dos Jogos, Duque de Caxias aposta no seu tradiciona­l desempenho. Enquanto a Vila Olímpica não fica pronta, os treinos são realizados em parceria com as escolas das redes pública e privada. O grande trunfo, segundo o coordenado­r de Esportes, Alcimar Duque Teixeira, é a união entre professore­s e atletas. “Treinamos com muita vontade e o que não vai faltar é garra”.

SãO JOãO DE MERITI

Handebol, xadrez, basquete e vôlei são as modalidade­s com maiores expectativ­as. Para alcançarem o primeiro lugar, as equipes passaram por um período de treinament­o especial, que acontece quatro vezes na semana, totalizand­o até 48 horas mensais. “Nossos atletas vão dar seu melhor para representa­r a cidade. A expectativ­a é a melhor possível. Acreditamo­s neles”, destaca a secretária de Esportes, Eliete Mica.

SEROPÉDICA

Com uma participaç­ão bem maior em relação à edição anterior, a cidade terá equipes em quase todas as modalidade­s este ano. A aposta está na equipe de handebol masculino sub-17, que manteve a base campeã do sub-14 (2017) e faturou o bronze no sub-17 do ano passado. “Estamos muito motivados. Nossos atletas se preparam bastante para a competição”, garante o subsecretá­rio de Esportes, Gilmar Dias.

MANGARATIB­A

Vice-campeão no futsal masculino sub-14 em 2018, o município convidado aposta suas fichas nesta modalidade e também no atletismo, com destaque para o salto em distância masculino sub-17, que terá como estreante o atual campeão da categoria sub-14. “A preparação foi feita a partir dos jogos escolares, de onde conseguimo­s selecionar os melhores atletas”, informa o coordenado­r de Projetos Esportivos, Kalil Maia.

NOVA IGUAçU

Uma das potências dos Jogos da Baixada, a cidade acredita na força do handebol. Recentemen­te, os times masculino e feminino sub-14 se sagraram vencedores dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro. No próximo mês, ambos os times vão representa­r o estado em um campeonato que acontecerá no Paraná. “São equipes fortes, que chegam para conquistar o lugar mais alto do pódio”, entrega o coordenado­r de Esportes, André Luiz Penudo.

BELFORD ROXO

Com a obra de reestrutur­ação na Vila Olímpica, o município terá uma participaç­ão menor em relaçãoaos­anosanteri­ores.Mesmo assim, seu principal trunfo está no futebol, como explica o coordenado­r de Esportes, João Carlos de Oliveira. “Montamos equipes fortes, que têm total capacidade de trazer medalhas para nossa cidade. Também vamos com tudo na natação e no atletismo”.

VOCÊ SABIA

NILóPOLIS

No ano passado, a cidade participou apenas no futebol, sua principal aposta. Nesta edição, outras modalidade­s foram incluídas na delegação do município: handebol, vôlei, natação e futsal. As escolas também foram grandes parceiras para a projeção do esporte. “Estamos crescendo aos poucos. Tentamos mostrar para os nossos jovens o quanto os Jogos são importante­s para o cresciment­o deles”, diz o coordenado­r esportivo, Taita.

 ??  ?? Handebol feminino de Magé conquistou o primeiro lugar geral em 2018
Handebol feminino de Magé conquistou o primeiro lugar geral em 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil