O Dia

Corpus Christi é celebrado por fiéis com fé e montagem de tapetes

Paróquias do Rio, de São Gonçalo e de Niterói terão missas e procissões

- WALESKA BORGES waleska.borges@odia.com.br

Milhares de fiés são aguardados hoje nas celebraçõe­s de Corpus Christi, em que os católicos reverencia­m o sacramento da Eucaristia. Paróquias do Rio, de São Gonçalo e de Niterói mantêm a tradição da confecção dos tapetes com painéis de mensagens religiosas, feitos com serragem, sal colorido, areia e borra de café. Algumas igrejas iniciaram os trabalhos na segunda-feira.

No Centro do Rio, a cerimônia se concentra no entorno da Catedral Metropolit­ana de São Sebastião, na Avenida Chile. O Arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani Tempesta, realiza missa no local às 10h. Na parte da tarde, os fiéis fazem uma procissão saindo às 16h da Igreja da Candelária e segue pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e Avenida Chile.

De acordo com Dom Orani, durante uma semana os grupos pastorais, juntamente com integrante­s da Igreja e fiéis se revezaram em adoração ao Santíssimo Sacramento. Com o tema ‘Eis-me aqui, Senhor’, a 93ª Semana Eucarístic­a da Arquidioce­se do Rio é uma preparação para a solenidade de Corpus Christi. “É uma oportunida­de de manifestar publicamen­te

Os painéis coloridos também são confeccion­ados em igrejas da Tijuca e da Penha, na Zona Norte

nossa fé na presença eucarístic­a do Senhor”, comenta o cardeal. Segundo o assessor da Catedral Metropolit­ana, Rafael Fritiz, cerca de 10 mil pessoas devem comparecer hoje no local. Serão 35 tapetes, totalizand­o 105 metros.

Na Igreja São Francisco Xavier, na Tijuca, os tapetes coloridos começaram a ser montados na noite de segunda-feira. Duzentas pessoas, entre crianças, jovens e adultos participar­am da montagem. A procissão terá início às 9h, logo após será realizada uma missa.

Os tapetes coloridos também serão confeccion­ados aos pés da escadaria da Igreja Nossa Senhora da Penha. Às 8h, haverá uma missa no santuário. Após a celebração, os fiéis sairão em procissão pelo Largo da Penha.

Em São Gonçalo, o tema “Fraternida­de e Políticas Públicas” será abordado nos tradiciona­is tapetes de sal. Este ano, o trânsito para veículos nas ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, onde são confeccion­ados os tapetes, será interrompi­do às 19 horas, uma hora mais cedo do que os anos anteriores. O objetivo é diminuir engarrafam­entos no horário de pico e garantir maior segurança ao público que confeccion­a os tapetes.”Com a mudança vamos garantir menor impacto no trânsito no horário entre 17 e 19 horas, quando as pessoas estão saindo do trabalho. Nosso objetivo também é terminar a confecção dos trabalhos mais cedo para que as pessoas não retornem para casa na madrugada”, diz o Padre André Siqueira, da Igreja Matriz de São Gonçalo.

Em Niterói, os painéis serão montados na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. A confecção começa às 7h e termina às 11h, com visitação até as 15h. Serão confeccion­ados cerca de 100 tapetes. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, pó de serra e xadrez. A celebração eucarístic­a será presidida por Dom Luiz Antônio, Bispo Auxiliar de Niterói, a partir das 16h, em frente à Câmara Municipal.

 ?? ASCOM-PMSG/GIRLEY OLIVEIRA ?? Celebração de Corpus Christi, em São Gonçalo, deve atrair mais de 50 mil fiéis à Igreja Matriz
ASCOM-PMSG/GIRLEY OLIVEIRA Celebração de Corpus Christi, em São Gonçalo, deve atrair mais de 50 mil fiéis à Igreja Matriz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil