O Dia

CARNAVAL E EMPREGOS

Em 5ª edição, feirão da folia traz shows, grupos de outros estados, tendências e movimenta a economia

- LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Feirão da folia começa quinta-feira com shows, vagas de trabalho e tendências para a Festa de Momo de 2019. Há chances nas áreas de engenharia, segurança, tecnologia, design e beleza. Aderecista Renato Rodrigues (D) quer trocar experiênci­as para reduzir gastos.

Apartir da próxima quinta-feira, um feirão antecipa os preparativ­os para o Carnaval 2019 com shows da folia carioca e de outros estados, além de gerar empregos e negócios que envolvem uma das maiores manifestaç­ões culturais do planeta. É oa 5ª Edição do Carnavália-Sanbacon, onde visitantes, fornecedor­es, prestadore­s de serviços e representa­ntes das principais ligas envolvidas no evento mostram novidades. A feira acontece de 26 a 28 de julho, no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova. O ingresso de R$30 vale para os três dias. A expectativ­a é que 15 mil pessoas participem e movimente R$ 15 milhões em negócios.

“É importante para abrir caminhos na relação entre os clientes do Carnaval, como escolas e fornecedor­es”, diz Moacyr Barreto, da AMI7, uma das organizado­ras do evento.

Haverá 60 expositore­s com destaque para empresas do ramo de engenharia, segurança, tecnologia, design de interiores, beleza, entre outros. Além disso, shows dos Bois de Parintins, do bloco afro Ilê Aiyê de Salvador e das escolas de samba Beija Flor de Nilópolis e Paraíso do Tuiuti, animam a feira.

“Meu foco maior é encontrar novos materiais para fazer o Carnaval caber no orçamento, que, por sinal, é quase sempre menor”, afirma Renato Rodrigues, aderecista há 13 anos, dono do ateliê Mania de Adereços, que atende escolas, como Portela, Beija-Flor e Viradouro.

Para Nei Barbosa, da Timbre Comunicaçã­o, que também organiza o evento, é um abre alas para o mercado de negócios da folia do ano seguinte. “Já temos nessa edição a presença de mais de 30 ligas ou associaçõe­s do Brasil e até da Argentina”, conta

Uma das novidades será a mostra de fotografia­s com duas das principais escolas de samba do Rio. Intitula- da de ‘Portela e Mangueira: fiéis companheir­as’, a exposição contará através de 50 registros a história das duas agremiaçõe­s. Para promover a ideia de sustentabi­lidade, todos os cliques são impressos em tecido 100% reciclado, feito de garrafas PET.

Pelo segundo ano consecutiv­o, a tecnologia de reciclagem do isopor, um dos materiais mais usados nos desfiles, terá espaço de destaque. “Todos precisam saber que o material descartado, além de proporcion­ar riscos para a natureza, é desperdíci­o de recursos”, comenta Barreto.

O evento é a união dos carnavais do Rio, de Parintins e Salvador por uma festa melhor MOACYR BARRETO, organizado­r

 ?? ARQUIVO PESSOAL ??
ARQUIVO PESSOAL
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? Além da diversão com espetáculo­s de Parintins, bloco de Salvador e escolas de samba cariocas, a feira discute meio ambiente e perspectiv­as econômicas do mercado
FOTOS DIVULGAÇÃO Além da diversão com espetáculo­s de Parintins, bloco de Salvador e escolas de samba cariocas, a feira discute meio ambiente e perspectiv­as econômicas do mercado
 ??  ?? Evento destinado a negócios do Carnaval será no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova
Evento destinado a negócios do Carnaval será no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil