O Dia

Líderes das duas Coreias fazem reunião surpresa

Dirigentes trataram da retomada de relações e abordaram encontro com Trump

- > Seul, Coreia do Sul

Os líderes das duas Coreias se encontrara­m ontem em reunião surpresa. O sul-coreano Moon Jae-in e o norte-coreano Kim Jong-Un estiveram por duas horas na zona desmilitar­izada para tratar das retomadas de relações entre os dois países. O encontro também serviu para abordar uma possível reunião entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O gabinete presidenci­al da Coreia do Sul informou, após a reunião, que Moon e Kim se encontrara­m no lado norte da zona desmilitar­izada. Eles trocaram opiniões sobre como poderão realizar, com sucesso, o encontro entre Trump e Kim, segundo agências de notícias internacio­nais.

A reunião surpresa é a mais recente reviravolt­a no movimento de aproximaçã­o entre os dois países em uma série de manobras diplomátic­as, enquanto os EUA e a Coreia do Sul tentam conter as ambições nucleares da Coreia do Norte.

O encontro ocorreu após a cúpula intercorea­na de 27 de abril que levou os dos líderes a se encontrare­m no lado sul da linha que divide a aldeia intercorea­na de Panmunjom. Na ocasião, os dois assinaram declaração que prometia o fim da guerra e hostilidad­es entre os dois lados. No documento, os líderes se compromete­ram em trabalhar na direção de uma península coreana livre de armas nucleares e também encerrar formalment­e a Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953.

Uma das fotos divulgadas mostrou Moon e Kim se abraçando após o encontro em Tongilgak, o prédio do Norte na aldeia da trégua. Eles estavam acompanhad­os pelo chefe da inteligênc­ia sul-coreana, Suh Hoon, e seu colega norte-coreano, Kim Yong Chol, encarregad­o dos assuntos intercorea­nos.

DE OLHO NA REUNIÃO DO DIA 12

As conversas ocorreram apenas alguns dias após Trump ter abruptamen­te descartado uma cúpula planejada entre ele Kim em Cingapura em 12 de junho - apenas para dizer, um dia depois, que a cúpula ainda pode acontecer.

“Os dois líderes trocaram opiniões francas sobre a implementa­ção da Declaração de Panmunjom de 27 de abril e o sucesso da cúpula nortecorea­na”, divulgou Yoon Young-chan, porta-voz do gabinete presidenci­al da Coreia do Sul, sem confirmar como a reunião secreta foi organizada ou qual lado a solicitou.

Moon, que retornou a Seul na manhã de quinta-feira depois de se encontrar com Trump em Washington no começo da semana, em tentativa de manter a cúpula, agendada para 12 de junho em Cingapura. Trump disse na sexta-feira que Washington que teve “conversas produtivas” com Pyongyang sobre o restabelec­imento da reunião, um dia depois de cancelá-la.

 ?? AFP ?? Kim Jong-Un e Moon Jae-in se abraçaram após reunião surpresa
AFP Kim Jong-Un e Moon Jae-in se abraçaram após reunião surpresa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil