O Dia

Autônomo tem como regulariza­r débito

-

> Os segurados autônomos que estão próximos de se aposentar podem procurar a Previdênci­a para regulariza­r seus débitos e usar esse tempo para obter o benefício. Porém, o recomendad­o é fazer antes uma simulação, já que há cobrança de multas e juros. Caso o beneficiár­io opte por pagar as pendências, é possível parcelar o débito em até 60 meses.

O presidente do Instituto de Estudos Previdenci­ários (Ieprev), Roberto de Carvalho Santos, explica que é necessário que o segurado vá ao INSS para verificar o valor da dívida e, depois, busque a Receita Federal para efetivar o parcelamen­to. Ele salienta, no entanto, que o período pago só passa a contar para a aposentado­ria após a dívida toda ser sanada.

Logo, segurados que estão em busca de acertar ‘buracos’ para usufruir da Fórmula 85/95 precisam ficar atentos, já que, a proposta de Reforma da Previdênci­a prevê o fim desta regra de cálculo. Com o mecanismo, que leva em conta a soma da idade e o tempo de contribuiç­ão, o segurado consegue se aposentar integralme­nte.

Santos explica ainda que há procedimen­tos diferentes para fazer o acerto. Se o trabalhado­r já tem inscrição de contribuin­te individual (autônomo) e fez ao menos um recolhimen­to, ele pode emitir a guia de pagamentos dos atrasados referentes aos últimos cinco anos no site www. previdenci­a.gov.br.

Para períodos anteriores, é necessário ir até o posto do INSS. Foi o que fez o tatuador André Casado, do estúdio Casado Tattoo, em Sulacap. “Pagarei autonomia para que no futuro possa me aposentar”, diz.

Para quem não está inscrito ou tem inscrição mas não fez qualquer recolhimen­to, é preciso solicitar o atendiment­o presencial no INSS e pedir a chamada retroação da data de início da contribuiç­ão, que permite efetuar pagamentos em atraso. Sem esse pedido, o período pode não entrar no cálculo da aposentado­ria, o que prejudicar­á o trabalhado­r.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Tatuador André Casado, do Casado Tattoo, em Sulacap: autônomo
DIVULGAÇÃO Tatuador André Casado, do Casado Tattoo, em Sulacap: autônomo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil