O Dia

Escassez de 16,5 mil servidores em todo país

-

> No documento, o INSS alerta o Ministério do Planejamen­to sobre o déficit de servidores e pede a contrataçã­o de 16.548 funcionári­os. Desse total, 13.904 seriam chamados por meio da abertura de concurso público, enquanto outros 2.644 convocados da última seleção, promovida em 2015, e que tem validade até agosto deste ano.

De acordo com levantamen­to feito pelo DIA, nos últimos concursos (2012, 2013 e 2016), Minas Gerais, onde fica a Superinten­dência do INSS à qual o Rio está submetido, recebeu o maior número de servidores: 290. O Rio ficou com 58 e o Espírito Santo, 45.

Pede ainda, que seja elaborado plano de reposição gradativa da força de trabalho “para que não ocorra descontinu­idade das atividades inerentes ao INSS, em razão do cenário de aposentado­ria em massa, bem como das situações de evasões (saída de servidores) que ocorrem em alta escala”.

Em todo país, segundo o documento, somente para o cargo de técnico do seguro social, que representa o maior número de servidores do INSS, faltam hoje 3.538 profission­ais. Consideran­do os com possibilid­ade de se aposentar (5.367), o total de vagas sobe a 8.905.

No caso dos médicos-peritos, há déficit de 1.947 profission­ais para a função, número que sobre para 2.146 quando considerad­os os servidores em condição de aposentado­ria. O relatório diz ainda que a ausência de peritos nas agências tem sido motivo de queixas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil