O Dia

TIROS E MORTE NA TIJUCA

O Garçom Samuel Ferreira Coelho, 24 anos, foi morto durante intenso tiroteio, na noite de sábado, na Rua Conde de Bonfim. Confronto aconteceu após abordagem de PMs a carro com criminosos da Rocinha, que iriam para o Morro da Formiga.

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br MARCO ANTÔNIO CANOSA marco.canosa@meiahora.com.br Colaborou a estagiária Luana Dandara

Oque deveria ser um fim de noite de sábado tranquilo para moradores da Tijuca e frequentad­ores do bloco “Não Muda Nem Sai de Cima”, terminou em intenso tiroteio e uma morte na principal rua do bairro. Bandidos que saíram da Rocinha e seguiam num ‘bonde’ para ‘encontro’ com traficante­s do Morro da Formiga foram intercepta­dos por PMs e houve confronto. O garçom Samuel Coelho, 24, do Bar do Pinto, na Conde de Bonfim, foi atingido no peito por um disparo de fuzil e morreu na hora. Dois policiais e uma idosa foram baleados.

O tiroteio começou quando bandidos em um Honda Civic foram intercepta­dos na Rua Maria Amália. O 6º BPM (Tijuca) teria conhecimen­to que eles seguiriam para o morro da Formiga. Apenas dois policiais foram destacados para o local. O que os PMs não esperavam era que outros dois veículos — um Jeep Cherokee e uma Mercedes — também vinham no bonde. Após parada frustrada, os homens com fuzis e pistolas abriram fogo. Por quase um quilômetro houve intensa troca de tiros.

Assim que os criminosos acessaram a Conde de Bonfim, Samuel, que servia clientes, foi atingido. No trajeto era possível ver paredes de prédios e lojas perfuradas por tiros. Em um apartament­o da Rua Dr. Otávio Kelly havia mais de 15 marcas de tiros. No terceiro andar, uma bala acertou a janela do quatro de um casal.

“Eu assistia o bloco quando começou um barulho. Pensamos que fossem fogos. Quando saí do quarto um tiro acertou a janela. Me joguei no chão com a minha esposa”, lembrou o aposentado Geovani Garcia, 69, que há um ano mora no prédio. O idoso escolheu a Tijuca após deixar Angra dos Reis, por conta da violência. Entretanto, ele não esperava que vivenciar uma situação de risco.

Quando os policiais chegaram perto da Rua Palmira Gonçalves Maia, o motorista do Honda perdeu o controle e bateu em um muro. Os bandidos que vinham atrás atiraram. Na rua Alves de Brito, uma outra rajada foi disparada contra a viatura policial que ficou encurralad­a entre dois carros. O soldado Estelen foi alvejado na perna e no ombro e o sargento Euder ferido por estilhaços. Uma idosa, que estava em um Uber, foi baleada no braço.

O tiroteio acabou em frente a padaria Modelo onde José Reginaldo Rufino, 36, trabalha. O balconista contou que ajudou a socorrer uma das vítimas. “Peguei a mulher e trouxe aqui para a padaria. Ela sangrava muito no braço”, contou.

Os bandidos fugiram na contra-mão da rua Alves de Brito e abandonara­m os carros na Rua 18 de Outubro, na entrada do Morro da Formiga. Os três feridos foram levados para os hospitais Central da PM, no Estácio, e do Andaraí, respectiva­mente. Até o fechamento da edição as unidades não haviam informado os estados de saúde das vítimas.

A DH da Barra fez perícia no local e investiga o caso. O DIA questionou a PM se o comando do 6º BPM tinha informaçõe­s de que o bando passaria. O porta-voz major Ivan Blaz se limitou a dizer que “essa informação não existia”. Segundo ele, “os policiais estavam na região fazendo patrulhame­nto ordinário dos blocos”. Mas, nota da enviada pela PM informava que policiais do 6º BPM perseguira­m um carro e que cerco foi montado para tentar pegar os criminosos.

“Deixei Angra dos Reis por conta da violência e ontem quase morri com a minha esposa aqui na Tijuca. Estamos sitiados no Rio”. GEOVANI GARCIA, 69, aposentado

 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO FACEBOOK ??
REPRODUÇÃO FACEBOOK
 ??  ?? Um tiro atingiu a janela do quarto (detalhes) do aposentado Geovani Garcia: medo da violência
Um tiro atingiu a janela do quarto (detalhes) do aposentado Geovani Garcia: medo da violência
 ??  ?? Os bandidos deixaram os três veículos no meio da rua após o tiroteio
Os bandidos deixaram os três veículos no meio da rua após o tiroteio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil