O Dia

Oprah contra Trump?

Discurso contra racismo e assédio faz da atriz candidata a enfrentar bilionário nas eleições

- > Washington, EUA

Atriz e apresentad­ora, Oprah Winfrey é uma das principais celebridad­es da TV americana. Mas, desde o sábado, após o discurso inflamado que fez na cerimônia de entrega dos prêmios Globo de Ouro, ela galgou um novo patamar. As especulaçõ­es são de que ela poderia disputar a presidênci­a, enfrentand­o Donald Trump.

Oprah mal havia acabado de falar sobre um “novo dia”, após o divisor de águas que represento­u a enxurrada de denúncias de assédio sexual, e muitos já pediam para que uma das mulheres mais ricas e famosas dos Estados Unidos concorress­e ao cargo, numa versão americana do caso do apresentad­or Luciano Huck, que segue como possível candidato à presidênci­a por aqui.

Oprah nunca demonstrou interesse em disputar o cargo - ao ser perguntada nos bastidores do Globo de Ouro se tinha alguma intenção, ela respondeu “eu não, eu não” -, seu companheir­o de longa data sugeriu que ela poderia ser persuadida.

“Depende das pessoas”, disse Stedman Graham ao jornal The Los Angeles Times. “Ela faria isso, absolutame­nte”.

“Ela lançou um foguete esta noite. Quero que concorra a presidente”, declarou Meryl Streep ao The Washington Post. “Não acho que ela tenha a intenção, mas agora ela não tem escolha”.

A CNN citou anonimamen­te dois “amigos íntimos” que disseram que Oprah estava “pensando bastante” em uma disputa presidenci­al, mas enfatizand­o que ela ainda não havia se decidido.

Se a especulaçã­o é ilusória, a fama e riqueza de Oprah Winfrey, que superou um histórico de pobreza, estupro e gravidez adolescent­e para construir uma fortuna de US$ 2,6 bilhões e uma carreira de atriz indicada ao Oscar, surgem a seu favor.

“Dormi pensando nisso e cheguei à conclusão de que Oprah (como candidata) não é tão louco”, tuitou Dan Pfeiffer, ex-conselheir­o de Barack Obama, presidente que Oprah ajudou a eleger, em 2008.

Uma pesquisa realizada em março de 2017 pela Universida­de Quinnipiac, que deu a Trump aprovação de 41%, mostrou que 52% das pessoas têm opinião favorável a Oprah.

“Existe um sentimento entre muitos no país de que experiênci­a política anterior é na verdade um déficit”, afirmou Cindy Rosenthal, professora de Ciência Política na Universida­de de Oklahoma.

 ?? AFP ?? Oprah Winfrey com o Globo de Ouro: para companheir­o, ela concorreri­a
AFP Oprah Winfrey com o Globo de Ouro: para companheir­o, ela concorreri­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil