O Dia

Presidente chinês ganha poder ‘quase vitalício’

Xi Jinping é confirmado no cargo por pelo menos mais cinco anos, mas nova composição do Comitê Central sugere que líder pode ficar indefinida­mente

- > Pequim Com Agência France-Presse

Opresident­e chinês Xi Jinping obteve ontem novo mandato à frente do Partido Comunista da China (PCC), cercado por uma equipe sem um suposto sucessor, o que faz dele o dirigente mais poderoso do país em 40 anos, com possibilid­ades de permanecer no poder por tempo indetermin­ado. O Comitê Central, em sua primeira reunião, elegeu Xi Jinping como secretário-geral do partido e presidente da Comissão Militar Central, o organismo que controla as Forças Armadas.

Xi, de 64 anos, líder do PCC desde o fim de 2012, permanecer­á por mais cinco anos como secretário-geral, o cargo supremo na pirâmide de poder da China. Os delegados do 19º Congresso do PCC aprovaram na terça-feira por unanimidad­e a inclusão nos estatutos do partido do “pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com caracterís­ticas chinesas para a nova era”.

Todos os novos integrante­s do ‘núcleo duro’ têm mais de 60 anos, indício de que nenhum deles sucederá Xi Jinping no próximo congresso, em 2022. Os novos membros provavelme­nte terão menos influência que seus antecessor­es, depois que Xi foi enaltecido na terça-feira a um nível similar ao de Mao TséTung. Xi se tornou o primeiro dirigente chinês desde Mao (1893-1976), que governou a China de 1949 até sua morte, a ver seu nome incluído nos estatutos quando ainda está no poder. O nome de Deng Xiaoping, que sucedeu Mao no poder e estimulou nos anos 1980 as reformas que transforma­ram a China na segunda potência econômica mundial, foi incluído nos estatutos depois de sua morte, em 1997.

MOMENTO RARO

Antes do anúncio, Willy Lam, professor de Política da Universida­de Chinesa de Hong Kong, explicou que o status confere a Xi uma autoridade extraordin­ária. “Terá um status similar ao de Grande Timoneiro, que era o de Mao”, completou Lam. “Isto permitiria ser como Mao, líder por toda a vida, enquanto conservar a saúde”, disse o acadêmico. “A tradição na China estipula que o imperador é ao mesmo tempo o professor, o inspirador. Xi chega a sê-lo antes de terminar seu primeiro mandato. É raro na nossa história”, afirma o cientista político chinês Hu Xingdu. Entretanto, “não é fácil comparar” Mao a Xi, lembra Xie Chuntao, diretor de História da Escola Central do Partido. “Os que conhecem o PCC e a China vêm muito claramente o papel que o secretário-geral Xi Jinping teve nos últimos cinco anos. Ele teve o apoio, o amor e o respeito sincero de todo o Partido e do conjunto dos chineses”, assegura.

Os novos membros do Comitê Central são Li Zhanshu, amigo de Xi de 67 anos, o vice-primeiro-ministro Wang Yang, de 62 anos, o importante teórico do partido Wang Huning, também de 62 anos, o diretor de organizaçã­o departamen­tal Zhao Leji, 60 anos, e o líder do partido em Xangai, Han Zheng, de 63 anos.

 ?? AFP/WANG ZHAO ?? Xi acena durante o 19º Congresso do Partido Comunista Chinês
AFP/WANG ZHAO Xi acena durante o 19º Congresso do Partido Comunista Chinês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil